COMUNICAÇÃO

Comunidade de Cajazeira VI recebe assistência jurídica da Defensoria Pública

27/04/2009 14:29 | Por

Os moradores de Cajazeira VI contaram, na última sexta-feira, 24 de abril, com a orientação jurídica da Defensoria Pública do Estado da Bahia através do projeto "Sociedade nos bairros", da Rádio Sociedade. O evento ocorreu, das 8 às 12h, na rua Professor Jaime Iça Menezes, no final de linha de Cajazeira VII, em Salvador.

As defensoras públicas Rosane de Melo Assunção, subcoordenadora da Defensoria Especializada de Família, e Mariana Salgado Tourinho Rosa representaram a instituição no projeto, onde prestaram atendimento às pessoas e forneceram o encaminhamento necessário para os locais de atendimento.

Ao todo, 20 pessoas foram atendidas. De acordo com a subcoordenadora da Defensoria Especializada de Família, a procura maior foi de pessoas com problemas de assentamento de registro e separação familiar. "Tivemos também uma boa procura de pessoas que constituíram advogado e nos perguntavam sobre a morosidade do processo", contou Rosane.

"A importância da participação da Defensoria Pública no projeto é de ir até os bairros carentes para que a população tome conhecimento das ações da instituição que existe com a finalidade de atendê-la", declarou a defensora Mariana. Para Rosane Melo, a função da Defensoria Pública vai além: é válida pois disponibiliza orientação a respeito do andamento dos processos jurídicos que muitas pessoas pensam que tramitam rapidamente. " É um trabalho de cidadania", explicou.

Alex Nunes de Oliveira foi um dos assistidos pela Defensoria Pública. Ele procurou o stand da instituição no evento para obter informações de como pode ser responsável juridicamente por sua enteada. Segundo ele, a presença da Defensoria em Cajazeiras VI, através do projeto, foi positiva, porque a população obteve um atendimento rápido, não gastou transporte e teve uma noção para onde deve se encaminhar e os documentos indispensáveis para ingressar com a ação. "Achei o atendimento muito bom", afirmou.