COMUNICAÇÃO

Começa segunda etapa da “Ação Cidadã – Sou Pai Responsável” em Irecê

15/10/2009 21:51 | Por

Na próxima segunda-feira (19), começa a segunda etapa do projeto da Defensoria Pública da Bahia “Ação Cidadã – Sou Pai Responsável”, em Irecê. Até o dia 23 de outubro, 50 famílias cadastradas participarão da coleta de material para a realização de testes gratuitos de comprovação de paternidade.

O atendimento será realizado das 8h às 12h, na sede da defensoria, na Rua Luís Viana Filho, nº119, Centro. A coleta será feita por técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará o material para a análise no laboratório do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), em Salvador. Os resultados devem ser entregues dentro de dois meses.

Após a entrega dos resultados, as famílias participantes recebem orientação dos defensores especializados na área de família. De acordo com o coordenador da ação em Irecê, Aldo Tanajura, “Em caso de resultado positivo, orientamos os pais a registrarem as crianças e já preparamos um acordo de alimentos, de modo a evitar uma ação judicial demorada e custosa”, explica.

A primeira etapa da Ação Cidadã no município aconteceu entre janeiro e março deste ano, contemplando 34 famílias. “Percebemos que esta é uma demanda crescente na comarca, e a nossa expectativa é ampliar ainda mais o atendimento”, revela o defensor. Segundo ele, já existem dez famílias pré-cadastradas para a próxima etapa do projeto.