COMUNICAÇÃO

Combate à gordofobia é tema do Roda de Conversa desta sexta-feira, 10

08/09/2021 16:29 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

O evento vai pautar a tramitação dos projetos de lei que instituem o Dia de Luta Contra a Gordofobia nos calendários municipal e estadual; a atividade acontece de forma virtual, através do Google Meet.

Reafirmando seu compromisso com a escuta ativa das demandas dos movimentos sociais, a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia promove, em parceria com o movimento VAITERGORDA, a Roda de Conversa “Dia de Combate à Gordofobia: o que temos a celebrar?” O evento acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 15h, através da plataforma Google Meet. A atividade é aberta ao público, mas para participar, é preciso fazer inscrição através do WhatsApp 71 98865-7100.

De acordo com a ouvidora-geral da DPE/BA e mediadora do encontro, Sirlene Assis, o evento tem como objetivo discutir o andamento da execução dos projetos de lei municipal e estadual que abordam a importância de um dia para conscientizar a sociedade sobre o respeito à Diversidade Corporal e a fomentação de ações afirmativas e inclusivas de promoção e visibilização das pessoas gordas.

Para Sirlene, o dia 10 de setembro era uma data extremamente gordofóbica, mas a atuação do movimento VAITERGORDA tem promovido uma ressignificação, por meio da visibilização da luta antigordofobica. A data é reivindicada como Dia de Luta Contra a Gordofobia ou Dia de Visibilidade à Luta Antigordofobia. Mas os referidos projetos de lei para sua instituição nos calendários municipal e estadual estão em tramitação na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) há mais de um ano.

Para falar sobre esse processo, o evento contará com a participação da coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos – DPE/BA, Lívia Almeida; da fundadora do VAITERGORDA e conselheira estadual em Defesa dos Direitos da Mulher, Adriana Santos; da turismóloga e coordenadora do VAITERGORDA, Maria França; da vereadora Laina Crisostomo; do vereador Hélio Ferreira; e da nutricionista e ativista antigordobia, Lucileide Leal.

Serviço

O quê: Roda de Conversa “Dia de Combate à Gordofobia : o que temos a celebrar?”
Quando: 10 de setembro às 15h
Onde: Reunião virtual por link para reunião virtual no “Google Meet”
Inscrições: gratuitas por mensagem de whatsapp para (71) 98865-7100