COMUNICAÇÃO

Com participação de novos(as) defensores(as), Unidade Móvel vai reforçar atendimentos em Lauro de Freitas

03/08/2022 8:19 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Os atendimentos acontecem por demanda espontânea na Praça Martiniano Maia, no dia 10, e em frente ao Colégio Dois de Julho no dia 11

Para fortalecer os serviços prestados pela Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA na comarca de Lauro de Freitas, a Unidade Móvel de Atendimento-UMA vai promover dois dias de atendimento no município da Região Metropolitana de Salvador-RMS. A atuação acontece nos dias 10 e 11 de agosto, das 8h às 13h, e contará com o reforço dos(as) defensores(as) públicos que participam do curso de formação para a carreira. Os atendimentos acontecem por demanda espontânea, não sendo necessário realizar qualquer agendamento prévio.

Na quarta-feira, 10, os atendimentos acontecem na Praça Martiniano Maia, no Centro; já na quinta-feira, 11, os laurofreitenses poderão acessar os serviços da instituição na Travessa Novo Horizonte, em Itinga, em frente à Escola Dois de Julho. Nas duas oportunidades serão  atendidas demandas judiciais e extrajudiciais das áreas Criminal e Civil, englobando a área de família, como a realização dos exames de DNA, orientações jurídicas, realização de acordos (guarda, alimentos, divórcio, direito de convivência, etc.) e retificação de registros.

Titular da comarca de Lauro de Freitas, Diana Cerqueira Suedde explica que a Unidade Móvel vai possibilitar que as pessoas mais empobrecidas da cidade acessem os serviços da instituição. “Embora tenhamos uma unidade na cidade, temos plena consciência que nem todos possuem condições financeiras ou tempo para se deslocar até a sede”, conta a defensora pública.

De acordo com Diana, os locais escolhidos para estacionar o caminhão da cidadania foram escolhidos com base no quantitativo de requisições registrados pela DPE/BA na cidade para dar um acesso ainda mais amplo dos serviços à população que realmente precisa.

A coordenadora Não Penal do Núcleo de Integração, que gerencia a Unidade Móvel, Cristina Ulm, conta que é papel da UMA fortalecer a prestação da assistência jurídica aos mais pobres. Nesse sentido, o caminhão da cidadania leva os serviços da DPE/BA aos municípios que não possuem unidade instalada e reforça o atendimento nas comarcas onde a instituição já atua.

Durante os dois dias de atendimento itinerante em Lauro, além dos serviços da Defensoria, os laurofreitenses poderão acessar os serviços do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), do Pacto pela Vida e do PROCON – Lauro de Freitas.

Curso de formação

A participação dos(as) novos(as) defensores(as) nos atendimentos realizados pela UMA em Lauro de Freitas integra a programação do Curso de Preparação à Carreira de Defensor(a) Público(a), que acontece desde o mês de junho e prevê a discussão de aspectos teóricos e a prática em todas as áreas de atuação da DPE/BA. No município da RMS, os novos integrantes da instituição terão a oportunidade de vivenciar a experiência do atendimento nas ruas.

SERVIÇO

O QUE: Unidade Móvel de Atendimento da DPE/BA em Lauro de Freitas
QUANDO: 10 e 11 de agosto, das 8h às 13h
ONDE: Praça Martiniano Maia, Centro (10/08); Em frente à Escola Dois de Julho (11/08)