COMUNICAÇÃO

Cartilha da Defensoria sobre abordagem policial é debatida em capacitação

26/11/2019 15:32 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
Foto: Ascom SSP-BA / Divulgação.

Coordenadoras de Direitos Humanos da DPE/BA concederam palestra para policiais civis, militares e militares rodoviários, além de bombeiros militares

A cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, foi um dos temas da palestra concedida pelas defensoras públicas Eva Rodrigues e Lívia Almeida, coordenadoras de Direitos Humanos da DPE/BA, como parte da programação da IIª Capacitação em Abordagem Policial, Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão, promovida pela Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

O evento, iniciado na segunda-feira, 25, em Salvador, quando houve a palestra das defensoras públicas, e que vai até sexta-feira, 29, é voltado para policiais militares, civis e militares rodoviários, além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, e tem como objetivo discutir e promover ações que tragam melhorias nos procedimentos técnicos adotados no ambiente de trabalho desses policiais.

“Foi uma excelente oportunidade para falarmos de racismo estrutural, gênero e sobre o trabalho da Defensoria e toda a abrangência de nossa atuação. O conversa foi positiva, tivemos um debate acalorado. Levamos nossa cartilha sobre abordagem policial e outros materiais produzidos pela coordenação de Direitos Humanos”, disse Lívia Almeida.

“A recepção foi ótima e o debate foi enriquecedor, tanto para os policiais, que tiveram a chance de conhecer um pouco mais do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Defensoria nas mais diversas áreas, quanto para nós, que tivemos a oportunidade de ouvir alguns relatos das experiências vivenciadas no cotidiano desses agentes do estado”, opinou Eva Rodrigues.

A defensora Eva Rodrigues ainda celebrou o fato da edição da cartilha sobre abordagem policial ter levado a Defensoria a discutir temas importantes à população mais vulnerabilizada em espaços estratégicos como a Assembleia Legislativa da Bahia e agora o curso de capacitação da Secretaria de Segurança Pública.

Parceria com a SSP-BA

Na oportunidade, as coordenadoras de Direitos Humanos da DPE/BA colocaram à Defensoria à disposição para continuar a parceria em outras capacitações dos policiais militares e civis baianos. O convite para a participação da Defensoria na atividade foi feito pela Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública, por meio do corregedor-geral Nelson Gaspar.

O encontro também serviu para as defensoras abordarem sobre o termo de cooperação técnica, celebrado entre o governo baiano, com intervenção da SSP-BA, e a DPE/BA, que tem como objetivo a assistência integral e gratuita aos policiais civis que respondem a processos administrativos disciplinares. Também faz parte do acordo o acompanhamento e identificação de demandas individuais e coletivas, por meio da regulamentação da atuação perante a Corregedoria da Polícia Civil da Bahia e a Corregedoria do Departamento de Polícia Técnica.