COMUNICAÇÃO

Carnaval 2024 – Segundo dia de plantão da Defensoria alcança quase duas mil pessoas

09/02/2024 21:24 | Por Priscilla Dibai; Rafaela Dultra e Tunísia Cores

A sexta-feira foi de atendimento nos postos fixos e móveis, reuniões, visitas e vistorias em estabelecimentos de saúde, delegacias, postos de apoio a catadores(as) e outras unidades.

Nem São Pedro e a forte chuva que caiu na capital baiana conseguiram segurar as itinerâncias e atuações da Defensoria, nesta sexta-feira (9), segundo dia de Carnaval. Em regime de plantão, as vistorias, visitas e atendimentos, nos postos fixos e móveis, realizados pela DPE atingiram um público de 1.700 pessoas, incluindo estabelecimentos de saúde, delegacias, postos de apoio a catadores(as) e atendimentos prestados diretamente ao cidadão.

O dia foi bem agitado nos dois turnos. Pela manhã, a defensora-geral Firmiane Venâncio participou da reunião de avaliação do Carnaval 2024, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, no Quartel dos Aflitos. Lá, apresentou o balanço de atuação da DPE/BA no primeiro dia da festa momesca.

A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) já começou a atender no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O caminhão de direitos permanecerá no endereço até o domingo (11), e, na segunda-feira (12) parte para Ondina, na avenida Milton Santos, onde fica até o final do Carnaval.

No circuito Batatinha (Pelourinho e Centro Histórico), uma equipe da Defensoria percorreu quatro pontos de apoio a catadores e catadoras de resíduos, verificando o processo de cadastramento e a distribuição de kits de alimentação. Essa mesma equipe, composta pelas defensoras Mariana Araújo e Iêda Maciel, passou antes pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), conferindo as ocorrências registradas.

Enquanto isso, outro grupo – formado pelas defensoras Eva Rodrigues e Gisele Aguiar – se dirigiu ao circuito Barra-Ondina, a fim de dialogar com representantes de organizações de catadores(as) formadas por pessoas em situação de rua, ouvir suas demandas e checar o espaço de acolhimento disponibilizado para os/as trabalhadores(as). Em seguida, estiveram na inauguração da tenda ‘Oxe, Me Respeite’, da Secretaria de Políticas para Mulheres, no Pelourinho.

A TARDE

Pela tarde, a defensora-geral recebeu a secretária Fabya Reis, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e parte de seu corpo técnico, com quem dialogou sobre a situação de catadores(as), ambulantes e crianças e adolescentes no circuito. Na sequência, houve reunião com o inspetor-geral da Guarda Municipal de Salvador (GCM), Marcelo Silva, para discutir e avaliar as ações realizadas em parceria. Firmiane Venâncio esteve ainda na Casa do Olodum, no Pelourinho, prestigiando evento que reuniu diversas lideranças do movimento social e autoridades da Segurança Pública.

Já nos circuitos, foi dia de realizar vistorias das delegacias, a fim de verificar a estrutura e assegurar o correto cumprimento do fluxo de custódia. A ronda foi feita pelas defensoras Elaina Rosas e Mônica Antonieta, que ainda orientaram e conversaram com os flagranteados.

O Plantão da Defensoria funciona até o dia 14 de fevereiro, das 9h às 21h, na Rua Pedro Lessa, n. 123, no Canela.