COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2023 – Defensoria fortalece diálogo com SMS e SPMJ para apresentar demandas identificadas nas itinerâncias

19/02/2023 20:36 | Por Ailton Sena DRT/BA 5417

As secretarias municipais foram recebidas na sede do Plantão de Carnaval, no Canela, neste domingo, 19

O diálogo da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA com os entes que atuam no carnaval continua mesmo enquanto acontece a festa. Foi no sentido de fortalecer essa interlocução e alinhar fluxos de atendimento que a instituição recebeu representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) na sede do Plantão, no Canela, neste domingo, 19. 

Durante o encontro, as instituições avaliaram os fluxos de atendimento planejados para o carnaval deste ano e trocaram informações acerca dos dados observados pela DPE/BA em suas itinerâncias.

“Aquilo que identificamos de demanda a partir das itinerâncias, levamos às instituições para fortalecer o diálogo e encontrar soluções ainda durante o carnaval, além de planejar a atuação do ano seguinte”, destacou o coordenador-geral do Plantão, Gil Braga. Também presente no encontro, a coordenadora da Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, reforçou que o diálogo com os entes municipais é constante e avaliou o encontro como positivo.  

“Quando fazemos as visitas às unidades de acolhimento e aos postos de saúde, não temos contato com os coordenadores. Nesse sentido, o encontro foi importante porque tivemos a oportunidade de dar esse feedback e demonstrar o papel fundamental que fazemos nas itinerâncais”, avaliou a defensora pública. 

Na reunião interinstitucional a SMS foi representada pela diretora de Atenção à Saúde da SMS, Zaida Melo, e a SPMJ, pela coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude, Dinsjani Pereira. Ambas reforçaram a importância do diálogo com a DPE/BA para alinhamento dos serviços, a ação integrada, construção e aprimoramentos dos fluxos. 

“Nossa integração tem o intuito de conter violações e buscar meios de resolver possíveis problemas”, afirmou Dinsjani. “A Defensoria nos ajuda muito no que ela dá de feedback para que a gente possa melhorar o nosso fazer no dia a dia, especialmente durante o carnaval”, completou Zaida.

A coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, e a defensora-assessora Gabinete, Cynara Gomes, também participaram do encontro.