COMUNICAÇÃO

Campanha institucional reforça atuação e papel da Defensoria na defesa dos mais vulneráveis

24/05/2022 16:43 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Ao longo do ano, os materiais pensados para divulgação em diferentes mídias vão exemplificar situações reais passíveis de atuação da DPE/BA; a campanha deve alcançar todo o estado através das redes sociais da Defensoria e dos vídeos que serão veiculados nas principais emissoras de TV.

O que é a Defensoria? Quais as suas frentes de atuação? Quem pode procurá-la? Com o objetivo de elucidar esses e outros questionamentos a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA lançou, no último dia 19, a campanha institucional “Com a Defensoria, ninguém está só”. A ação publicitária que conta com peças gráficas para as redes sociais, vídeo para TV, outdoor e backbus já está nas ruas e visa reforçar o papel da instituição dentro do Sistema de Justiça para aqueles (as) que precisam dos seus serviços.

O lançamento aconteceu no Dia da Defensoria como forma de demarcar o esforço institucional de se aproximar de seu público e garantir o acesso à justiça pelos mais vulneráveis. Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, a divulgação dos serviços da DPE/BA deve reforçar a premissa de que ninguém deve aceitar violação de direitos e fazer com que os(as) usuários(as) se identifiquem com a instituição.

“Quando a Defensoria chega na comarca, ela muda a realidade. As pessoas passam a saber que não são obrigadas a aceitar violações de direitos. É importante que, mesmo onde a Defensoria já esteja, todos tenham consciência disso. É nesse sentido que, mais uma vez, vamos falar para todos, para que todos saibam e possam gritar conosco, que onde a Defensoria chega, ninguém está só”, assinalou Ximenes.

Os materiais pensados para divulgação nas mais diferentes mídias exemplificam situações reais passíveis de atuação da DPE/BA, como os casos de violência contra a mulher, demandas de saúde, direitos do consumidor, atendimento às pessoas com deficiência, garantia de direitos da população LGBT e outros.

De acordo com o cronograma previsto para a campanha, a divulgação das peças publicitárias deve acontecer ao longo de todo o ano e contará com materiais específicos para datas que demarcam a luta de grupos vulneráveis  que constituem o público assistido pela DPE/BA, como o Dia do Orgulho Gay, Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, Dia Internacional do Deficiente Físico, Dia Internacional
do Idoso, entre outras.

“A principal proposta dessa campanha é aproximar a instituição do assistido, é fazer com que as pessoas entendam que elas têm, sim, direito ao acesso à Justiça, é mostrar para os vulnerabilizados que eles não estão sozinhos, afinal de contas eles têm a Defensoria”, reforçou o coordenador de Comunicação da DPE/BA, Alexandre Lyrio.

Além de Salvador, as peças publicitárias da campanha ocuparão as ruas de Camaçari, na região Metropolitana, e devem alcançar todo o estado através das redes sociais da Defensoria e dos vídeos que serão veiculados nas principais emissoras de TV.

Conheça algumas peças da campanha