COMUNICAÇÃO

Campanha institucional da Defensoria da Bahia ganha as telas da TVE

05/07/2022 14:23 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A exibição dos vídeos pela televisão pública acontece até o final do ano e deve alcançar 11 milhões de baianos

A divulgação da campanha que reforça o papel da Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA no Sistema de Justiça ganhou um reforço de peso. Os vídeos que integram a ação de educação em direitos – Com a Defensoria, ninguém está só – passaram a ser veiculados durante a programação da TV Educativa da Bahia-TVE e agora, além das mídias institucionais da DPE/BA, alcançam 11 milhões de baianos em todo o estado através do sinal de digital e a audiência que acompanha a emissora pelo Facebook.

As peças audiovisuais elaboradas para a ação publicitária exemplificam situações reais passíveis de atuação da DPE/BA, como os casos de violência contra a mulher, demandas de saúde, direitos do consumidor, atendimento às pessoas com deficiência, garantia de direitos da população LGBT e outros.

Os 10 vídeos produzidos com o intuito de reforçar junto à população quais direitos podem ser garantidos através da instituição começaram a ser exibidos pela TVE durante a transmissão do São João e São Pedro e seguem até o final do ano. Diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia- Irdeb, o jornalista Flávio Gonçalves calcula que nesse período aconteçam mais de 1.200 exibições. “Esperamos atingir públicos diversos e o maior número possível de baianos”, explica.

Para ele, a parceria com a DPE/BA para veiculação da campanha está intimamente ligada com a missão da televisão pública da Bahia. “Ao contrário das outras emissoras que tem finalidades comerciais, a TVE utiliza os seus intervalos para levar informações úteis aos baianos que, infelizmente, em boa parte desconhece seus direitos e como reivindicá-los. Acreditamos que com esta parceria mais baianos terão garantido o direito à informação que é essencial para compreender e acessar os demais direitos”, avalia Gonçalves.

Com a Defensoria, ninguém está só

A campanha institucional da DPE/BA já está nas ruas desde maio, o lançamento aconteceu no dia 19 em razão das comemorações pelo Dia da Defensoria. A ação publicitária conta com peças gráficas para as redes sociais, vídeo para TV, outdoor e backbus. Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, o intuito é reforçar a premissa de que ninguém deve aceitar violação de direitos e fazer com que os(as) usuários(as) se identifiquem com a instituição.

“Quando a Defensoria chega na comarca, ela muda a realidade. As pessoas passam a saber que não são obrigadas a aceitar violações de direitos. É importante que, mesmo onde a Defensoria já esteja, todos tenham consciência disso. É nesse sentido que, mais uma vez, vamos falar para todos, para que todos saibam e possam gritar conosco, que onde a Defensoria chega, ninguém está só”, assinalou Ximenes.

“A principal proposta dessa campanha é aproximar a instituição do assistido, é fazer com que as pessoas entendam que elas têm, sim, direito ao acesso à Justiça, é mostrar para os vulnerabilizados que eles não estão sozinhos, afinal de contas eles têm a Defensoria”, reforçou o coordenador de Comunicação da DPE/BA, Alexandre Lyrio.