COMUNICAÇÃO

BOM JESUS DA LAPA – Questionário aplicado pela Defensoria em atendimento às comunidades quilombolas facilita encaminhamento das demandas no Plantão da Romaria 2022

10/08/2022 14:18 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499 (texto e fotos)

Com mais de 25 perguntas, questionário serviu para otimizar o trabalho que foi feito de forma articulada com outras instituições dentro da Unidade Móvel da Defensoria

Além de uma iniciativa inédita na história da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o atendimento às comunidades tradicionais quilombolas do Território de Identidade do Velho Chico durante a Romaria de Bom Jesus da Lapa 2022 foi marcado também por uma metodologia que facilitou a identificação e o encaminhamento das demandas. Assim que chegavam à Unidade Móvel, as lideranças de cada comunidade respondiam a um questionário e, com base nas respostas, a Instituição identificava as necessidades e encaminhava para as demais instituições que estavam atuando nos gabinetes da própria Unidade Móvel.

“Primeiro, vamos colocar todas as respostas no sistema de atendimento da Defensoria. Este questionário é uma anamnese para que possamos conhecer, ainda mais, as comunidades e saber quais são as políticas públicas que podem ser aplicadas em cada uma delas. Após esta identificação, vamos fazer o encaminhamento para a instituição que responde pela demanda. Este é um trabalho em Rede, a Rede de Proteção dos direitos das comunidades tradicionais quilombolas”, explicou a defensora pública que atua em Bom Jesus da Lapa e que organizou este encontro articulado, Cláudia Costa de Jesus Conrado.

Os gabinetes da Unidade Móvel da DPE/BA foram divididos assim: no primeiro, ficou a Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia – SDR; no segundo, ficou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema e o terceiro gabinete foi dividido entre a Defensoria Pública da União – DPU e Ministério Público Federal – MPF. Na área externa, os defensores públicos estaduais fizeram o atendimento inicial e deram as orientações jurídicas. A Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI também fez parte deste encontro articulado e levou a sua Unidade Móvel. “Setorizamos os gabinetes por área: regularização fundiária, políticas públicas e a preservação do meio ambiente. Nossa missão aqui hoje é dar voz às comunidades, percebê-las e identificar as suas demandas”, resumiu Cláudia Conrado, acrescentando também a atuação da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA.

Elaborado pela própria defensora, o questionário traz mais de 25 perguntas sobre certificação, atividade econômica, acesso ao saneamento básico, benefícios sociais, acesso à internet, cultura de pertencimento, as dificuldades, entre outras. “Este questionário foi criado desde a primeira visita, o primeiro atendimento que fizemos no quilombo Araçá-Cariacá. A comunidade tinha tanto a dizer que resolvemos criar este instrumento para elencar e identificar todas as necessidades”, lembrou.

“É um questionário bem completo”, aprovaram os coordenadores da área Não-Penal do Núcleo de Integração da Defensoria, que gerenciam as atividades da Unidade Móvel e acompanham todas as itinerâncias, Cristina Ulm e Gil Braga, enquanto liam cada uma das perguntas.