COMUNICAÇÃO

Barreiras – DPE/BA estreita diálogo com instituições para solução extrajudicial de casos de saúde

14/05/2019 16:21 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Transferência de pacientes e fornecimento de medicamentos foram abordados em reunião com Secretarias de Saúde

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Barreiras participou, nesta segunda-feira, 13, de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, do Hospital Geral do Oeste e da clínica Nefroeste. O objetivo foi agilizar processos de transferência de pacientes para hospitais do Estado capazes de atender a demandas de pacientes com determinados casos clínicos.

“O Hospital Geral do Oeste não é especializado no tratamento de casos como cirurgias cardíacas e de cabeça e pescoço. Por meios extrajudiciais buscamos resolver o caso de pacientes que se encaixam nestas situações. Ontem mesmo dois pacientes obtiveram solução de transferência para outras unidades do Estado”, comentou a defensora pública Samira de Souza Palaoro.

Ficou decidido também que a Nefroeste, única clínica capaz de oferecer tratamento de hemodiálise na cidade, poderá realizar transferências diretas de pacientes com agravamento clínico para diversos hospitais do Estado. Antes, a clínica, que celebra convênio com o Município, solicitava encaminhamento para Hospital do Oeste que, no entanto, também não oferece tratamento especializado para estes casos.

“Foi uma reunião promissora que melhorou nossos canais de diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde. Casos ligados a saúde são um dos principais motivos de procura da Defensoria em Barreiras”, acrescentou Samira Paloaro.

A defensora pública Nathalia Castelucchi também participou do encontro que reuniu os diversos representantes destas entidades e órgãos e tratou ainda do fornecimento de medicamentos para dezenas de casos que vêm chegando à Defensoria.