COMUNICAÇÃO

Aversão aos pobres será discutida em programação especial da Semana da Defensoria nesta quinta, 19

17/05/2022 8:49 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A instituição também vai lançar a campanha “Com a Defensoria, ninguém está só” e homenagear servidores(as), defensores(as) e representantes da sociedade que contribuiram para a atuação defensorial.

Maio é o mês de celebrar e refletir para ampliar os serviços de assistência jurídica gratuita em todo país. É neste sentido que entre os dias 19 e 20 de maio acontece a programação da Semana da Defensoria 2022, que este ano traz como tema central a discussão sobre a aporofobia, aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. O evento promovido pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA será realizado no Hotel Wish (com transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria no YouTube) e na Estação da Lapa.

“A Semana da Defensoria é um evento de congratulação e debates para que, cada vez mais, a gente construa a Defensoria Pública do jeito como ela tem que ser. Esse é mais um momento para pensar em atitudes e caminhos que não tínhamos pensado para o fortalecimento da instituição”, declarou o defensor público geral, Rafson Ximenes.

Com esse intuito, a DPE/BA convidou pesquisadores(as), profissionais de comunicação, além de defensoras e defensores públicos para refletir sobre como tornar a instituição ainda mais eficiente na defesa das pessoas que precisam dos seus serviços. Entre as reflexões que serão feitas no primeiro dia do evento, estão o anacronismo institucional, uso de ciência de dados, a relação das mídias com as pessoas vulneráveis e a aporofobia. Nomes como Xico Sá, Ana Elisa Bechara e Pedro Abramovay compõem a programação.

No segundo dia de atividades, a DPE/BA vai promover uma manhã de atendimentos na Estação da Lapa. “Partimos dos debates e reflexões que precisam ser feitas sobre o nosso papel para aquilo que é o mais importante: o atendimento à população”, explica Ximenes.

Junto ao evento comemorativo e reflexivo, a DPE/BA fará o lançamento da campanha “Com a Defensoria, ninguém está só”, que visa reforçar o papel da instituição dentro do Sistema de Justiça para aqueles (as) que precisam dos seus serviços. A ação publicitária contará com peças para redes sociais, TV, rádio, outdoor e backbus, entre outras.

Medalha Defensorial

Na programação especial do dia 19 também serão homenageados servidores(as), defensores(as) e representantes da sociedade civil que contribuiram para a atuação da Defensoria com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial 2022. Eles receberão a mais alta honraria da DPE/BA pela Contribuição Profissional, destinada aos defensores(as) públicos(as) em atividade, na área de atuação ou pesquisa; Contribuição Honorífica, que considera desempenho social e político; Contribuição de União para servir ao povo destinada aos agentes públicos, não integrantes do quadro de defensores(as) públicos(as) e que possuem vínculos profissionais formais com a DPE/BA; e Contribuição Ivo de Kermartin, destinada aos defensores e defensoras aposentados ou que estejam próximos da aposentadoria compulsória.

Serviço

O quê: Semana da Defensoria 2022

Quando: 19 e 20 de maio, 8h30

Onde: Hotel Wish e Estação da Lapa

Transmissão: Ao vivo no Canal da Defensoria no YouTube (DefensoriaBahia)