COMUNICAÇÃO

Aumento de solicitações de pensão alimentícia e abandono paterno é assunto do podcast da Defensoria da Bahia

29/09/2022 13:08 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A parte 1 do novo episódio também traz respostas a dúvidas clássicas da população em relação a direito à pensão alimentícia, uma demanda que já chega à instituição contaminada pelo machismo estrutural

Eleições 2022 chegando, o podcast da Defensoria traz desta vez uma oportunidade de mostrar para os candidatos e para a população a verdadeira face da instituição. O novo episódio do Levante 129 explica um pouco sobre um dos direitos que são mais demandados pela população, e que hoje poderíamos chamar de o carro-chefe da instituição. 

Desde 2017 – quando a Defensoria implementou o agendamento online – até agosto de 2022, 30% das mais de 264 mil solicitações de atendimento foram sobre pensão alimentícia. De maneira descontraída, com diversos memes e referências musicais, o podcast traz algumas respostas a questões recorrentes que chegam diariamente à instituição. São apenas alimentos mesmo? O que inclui essa tal pensão? Quem pode solicitar? Em quanto tempo começo a receber? 

São milhares de mães que criam sozinhas os seus filhos, que chegam desesperadas, sem saber o que eles vão comer no dia seguinte. O Levante 129 conversou com uma delas sobre a dificuldade vivenciada depois que o casamento de 18 anos terminou e o pai sumiu, sem dar qualquer assistência às três crianças que gerou. Além de trazer reflexões sobre o problema da paternidade irresponsável (que culmina em um país com mais de 11 milhões de mães solo, segundo o IBGE), o 13º episódio também traz uma conversa franca com servidoras da Defensoria e defensoras e defensores especialistas em Direito de Família.

Quem fala são as defensoras públicas Paula Nunes, coordenadora da Especializada em Família e Sucessões da DPE/BA; Tatiane Ferraz, que atua no Núcleo de Contestação da Casa da Defensoria das Famílias, em Salvador; e o defensor Lúdio Rodrigues, que atua em Vitória da Conquista. As servidoras são Larissa Ribeiro e Rosana Dantas, que atendem ao público na Casa da Defensoria das Famílias em Salvador.

A segunda parte do episódio A pensão alimentícia que o pai não paga abordaras consequências penais dessa falta de pagamento e chega ao Spotify e ao Deezer em outubro. Quer conhecer a fundo a verdadeira face de uma instituição democrática e plural, que atua a favor da população nas mais diversas áreas do Direito? Vem pro Levante!

 

Levante 129 EP#13 – A pensão alimentícia que o pai não paga | parte 1

 

<iframe style=”border-radius:12px” src=”https://open.spotify.com/embed/episode/4U45axy2cZAe1LhZbuEmmz?utm_source=generator” width=”100%” height=”352″ frameBorder=”0″ allowfullscreen=”” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture” loading=”lazy”></iframe>

 

Ficha Técnica

Coordenação: Alexandre Lyrio

Produção: Alexandre Lyrio e Lucas Fernandes

Apresentação, roteiro, reportagem, captação de som e revisão: Lucas Fernandes

Edição: Dedeco Macedo e Lucas Fernandes

Finalização: Dedeco Macedo