Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Audiência decide futuro dos moradores do Recanto São Rafael dia 17

02/09/2008 04:09 | Por tao_adm
Audiência decide futuro dos moradores do Recanto São Rafael dia 17
Audiência decide futuro dos moradores do Recanto São Rafael dia 17

No próximo dia 17, os moradores do Recanto São Rafael poderão ter o seu destino definido. Esta é a data que está agendada nova audiência judicial para solucionar a situação das cerca de 6 mil famílias que residem em terreno da localidade. O assunto foi discutido, ontem, segunda, 1º, em encontro que ocorreu na sede da Secretaria da Habitação, no centro.

O objetivo da reunião foi encontrar uma forma de regularizar a situação dos moradores. Participaram da reunião a defensora pública Mônica Aragão, subcoordenadora da Defensoria Especializada Cível e da Fazenda Pública, além de representantes das secretarias da Habitação (SEHAB), Fazenda (SEFAZ), do Planejamento (SEFAZ) do Município e da própria comunidade.

O impasse já vem se arrastando desde o começo do ano de 1988, quando o dono do terreno entrou com o primeiro mandado de reintegração de posse na Justiça. De acordo com o líder comunitário Evangivaldo Rosa da Silva, de lá para cá, já foram impetradas quatro ações do tipo contra os moradores.

Em julho último, a Defensoria Pública evitou que as famílias fossem despejadas ao impedir o cumprimento de uma liminar que determinava a desocupação imediata da área. A Prefeitura, por sua vez, também tenta chegar a um consenso. No entanto, um dos encalços que a impede de fazê-lo é uma dívida referente ao IPTU do terreno, cujo valor ainda não foi atualizado pela SEFAZ, órgão responsável pela arrecadação do tributo.