COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria em Paulo Afonso garante doação de órgão para assistida

28/10/2009 15:46 | Por

Por intermédio da Defensoria Pública de Paulo Afonso, a professora Elaine Aparecida Ribeiro conseguiu que seu pedido de alvará para autorização de doação de órgãos fosse atendido, pela 2ª Vara Cível da referida comarca. O guarda municipal Luiz Nunes Barros, amigo da assistida, decidiu voluntariamente doar o rim para Elaine, que necessita da doação, visto que faz tratamento de hemodiálise.

A professora buscou os serviços da instituição no final de setembro deste ano, quando foi atendida pelo defensor público José Raimundo Passos, que ingressou com o pedido no dia 1º de outubro. O juiz Rosalino dos Santos Almeida concedeu a liminar autorizando a doação de órgãos no dia 23 de outubro. De acordo com o defensor, atualmente, a assistida está realizando exames para verificar se há compatibilidade real com o doador.

Após o êxito no caso de Elaine, outro paciente em tratamento de hemodiálise que necessita de doação de rim já procurou a Defensoria Pública, para obter autorização de doação de órgão.