COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria em Juazeiro é discutida em reunião

31/08/2009 23:37 | Por

Na última semana, a defensora geral, Tereza Cristina Ferreira e o subdefensor, Clériston Cavalcante receberam na sede da Defensoria (Pituba), visita do deputado estadual Pedro Alcântara, que trouxe proposta de ampliação da atuação da Defensoria na comarca de Juazeiro - integrante da 5ª Defensoria Regional - Senhor do Bonfim. Na ocasião, o deputado sugeriu que seja formalizada, por parte da Defensoria, a intenção de implantar uma sede no município. Propôs ainda a possibilidade de disponibilização de estrutura física e equipamentos por parte da Prefeitura. Atualmente, os serviços da Defensoria são prestados no Fórum Conselheiro Luiz Viana Filho, com atuação de quatro defensores, dois na área cível e dois na área criminal.

Para o defensor, Virdálio Senna, que atua na localidade, a implantação de uma sede traria muitos ganhos para a instituição e para os assistidos. "Aqui, como ficamos junto a cartórios, que são superlotados, diante da demanda diária, os atendimentos acabam, em alguma medida, sendo prejudicados, por conta das filas que se misturam. São cerca de 100 atendimentos por dia - dentre inicial e retorno - juntando as duas áreas, fora as visitas ao Presídio e as audiências. A instituição precisa de um espaço para que os assistidos possam ser acomodados tranquilamente e que possam nos relatar suas demandas com privacidade e tranqüilidade", pontuou o defensor público. Nesta segunda (31), foi encaminhado ofício à prefeitura de Juazeiro para que seja agendada audiência que discutirá esta implantação e as parcerias que poderão ser firmadas para tanto.

No encontro com o deputado Pedro Alcântara, o mesmo anunciou ainda a intenção de mobilizar promotores, defensores e advogados para efetuarem uma ação conjunta na cidade. Para tanto, será agendada reunião junto ao prefeito Isaac de Carvalho e o procurador geral, Luciano Santana, com data ainda a ser definida.

Moção - Apesar das dificuldades, o trabalho vem sendo reconhecido. Os defensores públicos Virdálio de Senna e Wesclei Amicés receberam - no iúltimo mês - uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Juazeiro, de autoria do vereador Mozaniel Porfírio da Silva. Segundo a moção, a "competência, dedicação, ética profissional e boa vontade de servir" dos defensores contribuíram muito para o município e para a população mais carente.