COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria em Irecê combate a superlotação das cadeias públicas

20/10/2009 18:06 | Por

A atuação da Defensoria Pública em Irecê tem contribuído para reduzir a superlotação nas cadeias públicas. Somente na última semana, foram 13 presos libertados após a ação do defensor Vinicius Accioly, que atua na Vara Crime da comarca.

Os suspeitos foram atendidos pelo defensor durante a visita mensal realizada na delegacia. “Na maioria dos casos, verificamos que os detentos presos em flagrante tinham o prazo excedido”, afirma o defensor Vinicius Accioly. Para ele, a demora na tramitação de processos faz com que muitos acusados permaneçam presos sem necessidade. Segundo Accioly todo mês cerca de 30 presos são atendidos. Dentre os delitos que os presos libertados são acusados estão furto, lesões corporais e tráfico de drogas.

Um dos casos é o do assistido Reinan Gonçalves, preso em flagrante por porte ilegal de arma. O defensor conseguiu o relaxamento da prisão alegando que, como a arma estava sem munição, o delito não apresentava perigo à sociedade. O defensor também frisou que “o argumento não se configura como julgamento do mérito, mas alerta que o prolongamento da prisão se torna ilegal caso não haja motivos para manter o acusado custodiado”.