COMUNICAÇÃO

Ato solene e homenagem no Dia da Defensoria Pública

15/05/2008 18:10 | Por

Um ato solene marca, na próxima segunda-feira, 19, o Dia da Defensoria Pública em Salvador, Bahia. Na solenidade, que acontece na sede da instituição, no Canela, às 9h, o senador baiano João Durval Carneiro será homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial, que pela primeira vez é entregue a uma personalidade como forma de reconhecimento pela contribuição prestada à instituição.

No caso do senador, o motivo da comenda é o fato de, no terceiro ano de seu mandato como governador da Bahia, em 1985, ter instituído a Defensoria Pública, através da Lei nº 4.658, como órgão vinculado à Secretaria da Justiça, antecipando-se à própria Constituição, que regulamentou sua criação a nível federal enquanto órgão essencial à função jurisdicional do Estado.

Após a entrega da medalha, os 161 defensores seguirão para o Hotel Villa Galé, em Guarajuba, onde permanecerão até quarta-feira, 21. Estão programadas atividades lúdicas, de entrosamento e diversão. O objetivo é promover a integração entre os defensores e possibilitar a reflexão a respeito do fazer defensorial e do papel do defensor público na sociedade.

Às 19h, está prevista uma palestra ministrada pelo filósofo e doutor em Letras Lingüísticas, Antonio Saja. A palestra será seguida de um jantar comemorativo, com show da cantora baiana Patrícia Costta.
Nos dias 20 e 21 (quarta e quinta), o grupo realiza diversas atividades lúdicas, de recreação e esportivas, disponibilizadas pelo próprio hotel. Há um momento reservado no dia 20, às 17h, para prestação de contas em que a Administração fará um balanço da atual gestão, num bate-papo em que serão abordadas também as perspectivas e metas para este ano.

Toda a programação acontece numa parceria entre a Defensoria Pública e a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia.