COMUNICAÇÃO

Artigo sobre Núcleo de Gestão da Informação e Inteligência da Esdep é apresentado em Congresso

11/08/2011 16:57 | Por

A bibliotecária da Defensoria Pública da Bahia, Bárbara Coelho Neves, irá apresentar no 24º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) o artigo Núcleo de Gestão da Informação e Inteligência. Escrito por ela e pela defensora pública geral do Estado, Maria Célia Padilha, enquanto diretora da Escola Superior da Defensoria - Esdep, o artigo fala sobre a implementação do Núcleo na Esdep. O evento está sendo realizado entre os dias sete e dez de agosto, em Maceió.

De acordo com Bárbara, o objetivo do Núcleo é proporcionar a disponibilidade da informação adquirida pelos defensores e servidores, de maneira estruturada, a todas as pessoas interessadas nos temas que dizem respeito à atuação da Defensoria Pública, através de vivência jurídica, congressos, cursos, seminários, workshops, entre outros. "O núcleo constitui um importante meio para conectar eficientemente ‘aqueles que sabem' com aqueles que ‘necessitam saber' e converter conhecimento pessoal em memória da organização", afirmou Bárbara.

O núcleo ainda está em fase de implantação na Defensoria e conta com a participação dos estagiários da Fundação Cidade Mãe como peça fundamental. "A proposta da defensoria pública geral Maria Célia Padilha é que sejam os estagiários da Fundação que façam a coleta de informações junto aos defensores e servidores. Para realizar este trabalho eles vão receber um treinamento de coleta de informações com uma metodologia baseadas em modelos de autores renomados na área", completou Bárbara. Os estagiários da Fundação Cidade Mãe são jovens que cumprem medidas socioeducativas na Defensoria Pública, a fim de reintegra-los à sociedade.