COMUNICAÇÃO

Articulação em rede – Defensoria mobiliza rede especializada na proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual

28/06/2023 9:30 | Por Priscilla Dibai - DRT 2.389/BA

Encontro divulga a cartilha Eu Me Projeto, que aborda o direito ao corpo, os limites da convivência com conhecidos e desconhecidos, bem como as formas de proceder em caso de riscos e violações sexuais.

Para reafirmar direitos, a Defensoria Pública em Feira de Santana realiza evento para divulgar a cartilha Eu Me Protejo, que conscientiza o público infantil sobre violência sexual, no próximo dia 30, às 9h, na sede da instituição.

A ideia do encontro é apresentar o livreto à rede especializada de proteção a crianças e adolescentes, em Feira de Santana, e reforçar a mobilização e o diálogo em torno dos direitos da população com menos de 18 anos.

De acordo com Sandra Falcão, defensora pública que atua na defesa da criança e do adolescente, o evento é resultado da preocupação da Defensoria com a violência contra esse segmento, sendo a cartilha um importante instrumento de conscientização e alerta. “Essa cartilha é muito importante para ensinar às crianças a diferença entre carinho e violência, assim como onde encontrar ajuda”, afirmou.

Foram convidados para o encontro o Conselho Tutelar de Feira de Santana, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a Promotoria da Infância e Juventude, a Vara da Infância e Juventude, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Hospital da Criança e da Mulher, entre outros.

A CARTILHA

A cartilha “Eu me protejo” foi desenvolvida com o objetivo de conscientizar o público infantil, abordando temas como o direito ao corpo, o papel do consentimento, os limites da convivência com conhecidos e desconhecidos, bem como as formas de proceder em caso de riscos e violações sexuais.

Ilustrada, colorida e informativa, a publicação utiliza linguagem simples e acessível para diferenciar comportamentos adequados de não-adequados, inclusive em momentos rotineiros da vida de crianças e adolescentes, como o banho, a troca de roupa, a ida ao banheiro, entre outros.

O livreto é resultado da colaboração entre o projeto “Eu Me Protejo” – formado por especialistas e profissionais da Educação, da Psicologia, do Direito e da Medicina – e as coordenadorias especializadas de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos da DPE/BA.

Com o lançamento do livro, a Defensoria reforça seu papel institucional de contribuição à educação em direitos, de forma a chamar a atenção para episódios de abuso e violência na infância. Além da versão imprensa, o livro pode ser obtido por download, no site da Defensoria.

Serviço

O quê: Divulgação da cartilha Eu Me Protejo em Feira de Santana

Data:  Sexta-feira, 30/06/2023

Horário: 9 horas

Local: Avenida Maria Quitéria, nº 1235, Centro, Feira de Santana-BA