COMUNICAÇÃO

Alegria e festa marcam comemorações do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa

03/10/2008 18:39 | Por

O Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa celebrado na última quarta, 1º de outubro, foi marcado por grandes comemorações em Salvador. A Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve presente, apoiando os principais eventos, prestando atendimento e fornecendo orientações para esclarecer a população idosa sobre seus direitos.

Na Praça da Piedade, aconteceu uma grande festa promovida pela Secretaria da Saúde e com apoio de outros órgãos do Governo. No local foi montado um estande da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa. Um dos destaques da programação foi a participação dos integrantes do SESI, que fizeram um desfile com fantasias de sucatas. Músicos da orquestra do Núcleo TCA também compareceram.

Sobre a participação da Defensoria, Helena Novais, da comissão organizadora, foi taxativa em dizer que todas as entidades que defendem os interesses destas pessoas são sempre bem vindas. Segundo ela, na Bahia, existem, hoje, cerca de 1,8 milhões de homens e mulheres que possuem mais de 60 anos, muitos vivem em abrigos que necessitam de ajuda e a grande luta desta mobilização é para acabar com a discriminação.

A aposentada Belanísia Ribeiro, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social - Casa do Aposentado, destacou que o evento também serviu para despertar a sociedade contra o desrespeito à população idosa. "Queremos chamar a atenção do Poder Público. É preciso uma ação conjunta dos órgãos para trazer mais benefícios para nós".

No abrigo Dom Pedro II, em Roma, as comemorações não ficaram a desejar. Com a presença da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa, o evento foi marcado por momentos de descontração e de formação, contando com palestra do oftalmologista Leitão Guerra, que falou um pouco sobre os cuidados necessários com a visão, e da professora da UFBA Maria do Rosário do Instituto de Longa Permanência, sobre violência contra a pessoa idosa.

A gerente do abrigo Marielza Benjoino ressaltou a gratificação em ter a Defensoria sempre presente, como uma instituição ativa, que se empenhado para discutir as questões em defesa das pessoas idosas. O evento ainda contou com a participação do grupo Som de Quarteto.