COMUNICAÇÃO

Acessibilidade – Defensoria implanta programa pioneiro de agendamento por áudio

22/06/2023 9:25 | Por Priscilla Dibai - DRT 2.389/BA

A ferramenta, além de captar mensagem de voz com a demanda solicitada, ainda converte a fala em texto, permitindo ajuste e edição por parte do (a) usuário (a).

A partir de agora, a população da Bahia pode solicitar atendimento na Defensoria Pública do Estado também por meio de áudio, no navegador da instituição, em https://agenda.defensoria.ba.def.br/. O recurso, pioneiro entre as Defensorias no Brasil, já está em funcionamento e se soma a outras formas de agendamento disponibilizadas pela instituição.

Desenvolvido pela Coordenação de Modernização e Informática (CMO) da Defensoria, o sistema é fácil de usar e se confirma como mais uma ferramenta para facilitar a vida de quem precisa recorrer à justiça e buscar a garantia de seus direitos.

Para ter acesso a essa funcionalidade, basta acessar a página do agendamento da Defensoria (https://agenda.defensoria.ba.def.br/), no celular ou no desktop, clicar na aba “acessar sistema”, fazer o login (cadastro com CPF e senha) e gravar a mensagem de voz, clicando no ícone do microfone, em destaque. 

Após isso, o software transcreve instantaneamente o que foi dito, identifica automaticamente o assunto e permite ao (a) usuário (a) ajustar ou editar as informações fornecidas, antes de enviar. Uma vez concluída, a solicitação é encaminhada para a Central de Relacionamento ao Cidadão (CRC) e fica registrada na conta do (da) solicitante, que pode acessá-la sempre que necessário.

O desenvolvimento da ferramenta começou em fevereiro deste ano e, em abril, começaram os testes. De acordo com o desenvolvedor do software e analista de sistema da CMO, Felipe Pereira, “a iniciativa foi pensada para pessoas com dificuldade de escrita e que preferem se expressar oralmente”.

A analista de sistema responsável pela execução do projeto, Daniele Paulo, afirma que esse é mais um instrumento de inclusão, que amplia a chance de acesso à Defensoria. Ela explica ainda que a adesão ao agendamento on-line tem crescido em todo o Estado. “Antes, a marcação via Internet ocorria predominantemente na capital, mas agora o pessoal do interior começou a aderir bastante, mostrando a universalidade desse sistema”, pontua.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica da DPE-BA, Gil Braga, o software representa uma inovação importante, que sinaliza o cuidado da instituição com os (as) usuários (as). “Com a ferramenta, traremos mais acessibilidade para os (as) assistidos (as) que têm dificuldade na construção escrita de suas demandas”.

O coordenador da CMO, Thales Almeida, afirmou que a coordenação está sempre atenta às novas tecnologias, principalmente aquelas relacionadas à inteligência artificial. “Identificamos que essa tecnologia de transcrição de áudio seria um ganho muito grande para o público, principalmente por se tratar de uma ferramenta inovadora. Estamos sempre atentos à melhoria do nosso sistema e em trazer conforto aos assistidos”, pontua.

A Defensoria busca sempre estar próxima de quem mais precisa, oferecendo possibilidades diversas de agendamento, que inclui telefone (129 ou 0800 071 3121) e marcação on-line, seja pela página https://agenda.defensoria.ba.def.br/ ou pelo chat do Facebook – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.