COMUNICAÇÃO

Ação solene finaliza primeira etapa de capacitação para o mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade

06/11/2019 16:30 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco
Foto: MPT

Mais de 50 jovens receberam a certificação de conclusão

Comemorando mais um passo dado a caminho do primeiro emprego de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em parceria com a organização Plan Internacional e demais instituições públicas, participou de solenidade em celebração aos 59 jovens que receberam certificado de conclusão da primeira etapa da pré-formação dos Projetos Sinaleiras e Cidadão Aprendiz. Ambos visam a inserção desse público no mercado de trabalho.

O grupo recebeu durante um mês capacitação para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e agora, a partir dessa colação, seguem para os módulos teórico e prático para aprender uma profissão. A defensora pública Gisele Aguiar, que coordena a Especializada da Criança e do Adolescente, reiterou a importância dessa conquista.

“É uma oportunidade excelente para eles, sobretudo porque muitos desses jovens vêm de medidas socioeducativa e apresentam uma distorção de série/idade, o que dificulta conseguirem ingressar em algum programa de aprendizagem por conta própria. Nesses projetos essa conquista está sendo possível”, disse.

Nesta segunda etapa o grupo fará contrato de aprendizagem com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que proporcionará bolsa de meio salário mínimo, recolhimento de contribuições previdenciárias e FGTS.

A ação ocorreu no dia 30/10 na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT). Participaram também representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e da Fundação José Silveira.