COMUNICAÇÃO

AÇÃO GLOBAL – Cidadãos recebem orientação jurídica da DPE

02/06/2009 22:33 | Por

Dentro da proposta de levar orientação jurídica a quem necessita, mesmo que fora dos gabinetes, a Defensoria Pública do Estado da Bahia participou neste sábado, 30/05, de mais uma edição da Ação Global, realizada no Parque de Exposições, em Salvador. Ao longo do dia foram atendidas por uma equipe de do ze defensores pelo menos 140 pessoas.

Para a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, que acompanhou os trabalhos na parte da manhã, a proposta da Defensoria Pública é chegar o mais perto possível dos seus potenciais assistidos. Para isso, a instituição tem participado dessas atividades de serviços, como ocorreu ontem, 29, no Nordeste de Amaralina, com o projeto Sociedade nos Bairros, promovido pela Rádio Sociedade da Bahia.

Esta proposta, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, deverá ser consolidada a partir do segundo semestre de 2009, com a implementação do atendimento itinerante. A agenda está sendo elaborada e o trabalho será desenvolvido na Capital e no Interior do Estado com o apoio do micro-ônibus adquirido pela Defensoria e adaptado para este fim.

Além de orientação jurídica em todas as áreas, com exceção da trabalhista, onde não atua, a Defensoria Pública também disponibilizou às pessoas que compareceram ao seu stand na Ação Global informações sobre a Ação Cidadã-Ame e Adote. Com o slogan "Adotal é legal. Adoção é amor.", a campanha busca estimular a adoção de crianças e adolescentes, assim como a regularização dos casos de pessoas que já criam crianças sem ter a guarda oficialmente. A Ouvidoria Cidadã da instituição também esteve à postos.

Participaram da Ação Global os seguintes defensores públicos: Especializada Criminal e Execução Penal: Rafson Ximenes, Larissa Guanaes;Especializada Cívil e Fazenda Pública: Analeide Leite de Oliveira, Gisele Aguiar, Mariângela Lemos; Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: Maria Carmen Novais (subcoordenadora), Mariana Salgado Rosa, Laíssa Souza de Araújo e Tatiane Chagas; Curadoria: João Gavazza; Especializada de Família: Rodrigo Assis e Ieda Maciel