COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã – Sou Pai Responsável chega em Itaberaba

28/10/2009 21:03 | Por

Nesta quarta-feira (28), a comarca de Itaberaba, da 1ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia, deu início à coleta de exames de investigação de paternidade da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável. É a primeira vez que a ação acontece no município, e a previsão é atender 40 famílias.

Neste primeiro dia, segundo a defensora Camila de Sousa, o atendimento ficou parcialmente prejudicado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Apenas cinco famílias apareceram para realizar os exames. “Ficaremos mobilizados durante todo o mês para realizar o atendimento e a coleta dos exames a todos os interessados”, garantiu a defensora.

O atendimento é realizado na sede da Defensoria Pública de Itaberaba, que fica localizada no Fórum Municipal. As amostras de DNA coletadas são encaminhadas para a sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), em Salvador. A previsão de entrega de resultados é de dois meses, quando os defensores devem se reunir com as famílias assistidas para orientar sobre os procedimentos para reconhecimento e acordo de pensão alimentícia.

“A maioria dos casos atendidos hoje corresponde ao perfil de pais que têm dúvidas sobre a paternidade das crianças, mas não têm condições de custear o exame”, avalia a defensora Camila. O objetivo da Ação Cidadã é desafogar o sistema judiciário, evitando a abertura de processos de reconhecimento de paternidade que podem demorar em média seis meses e têm alto custo para o Estado.