COMUNICAÇÃO

A sobrecarga de mulheres que conciliam maternidade e trabalho remoto será tema do 2º Mamaço Virtual da Defensoria baiana

15/01/2021 17:06 | Por Lucas Fernandes DRT/4922

Evento on-line acolhe e une mães para debater temas essenciais aos direitos maternos

Após o sucesso do lançamento do Mamaço Virtual da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Instituição realizará a segunda edição do evento no dia 26 de janeiro (uma terça-feira), com a presença de profissionais da área de saúde como debatedoras. 

O evento permite um bate-papo e a troca de experiências com diversas mulheres, para orientá-las sobre as vivências como mães e sobre os seus direitos. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente pelo WhatsApp (71) 9 9726-0487.

Dessa vez, a discussão gira em torno da rotina de mulheres que conciliam o trabalho remoto com a maternidade, principalmente em relação ao impacto desproporcional que a pandemia causa na saúde mental das mães sobrecarregadas com a soma do home office ao trabalho doméstico/cuidado familiar. O encontro faz parte das atividades da Defensoria na campanha Janeiro Branco – que conscientiza as pessoas sobre os cuidados com a saúde psicológica.

O 2º Mamaço Virtual vai contar com a participação da médica ginecologista e obstetra Carla Bastos Daher, que é parteira domiciliar e trabalha há 20 anos com humanização do atendimento à mulher; e com a psicanalista feminista Mayara Moraes, que trabalha com a escuta ética em clínica voltada para as mulheres. A mediação será feita pela defensora pública Luanna Ramalho, idealizadora do evento.

De acordo com a defensora Luanna Ramalho, no primeiro encontro a Defensoria identificou que o Mamaço tornou-se espaço de acolhimento para as mulheres participantes. “Já naquele evento surgiu a demanda das mulheres de que houvesse outro encontro; e pensamos em um tema urgente para nós que agora trabalhamos e maternamos dentro de casa, ao mesmo tempo, sem essa clara divisão do espaço físico de trabalho e do espaço familiar”, contextualizou Luanna.

“O Mamaço tornou-se espaço de troca, de escuta e de afeto, de nos olharmos, reconhecer-nos umas nas outras e de fortalecer-nos para nossas batalhas”, assegurou a defensora pública. 

 

SERVIÇO

O que: 2º Mamaço Virtual da Defensoria Pública da Bahia: maternidade e trabalho remoto

Quando: terça-feira, 26 de janeiro, às 10h da manhã.

Onde: Evento on-line pela plataforma Google Meet – Inscrições gratuitas pelo WhatsApp (71) 9 9726-0487