COMUNICAÇÃO

Totalmente acessível, nova sede da Defensoria é inaugurada em Euclides da Cunha

31/05/2023 13:50 | Por Rafaela Dultra DRT/BA 6990

Espaço foi pensado para atender melhor às pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção

A população de Euclides da Cunha e Quijingue agora conta com uma casa de cidadania mais acessível para garantir seus direitos. Isso porque a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA inaugurou, nesta terça-feira (30), sua nova sede na cidade.

Localizada na Rua Castro Alves, no centro da cidade, a casa dispõe de uma infraestrutura ampliada e renovada para facilitar o trabalho dos(as) servidores(as), e, principalmente, oferecer melhor serviço aos usuários(as) da Defensoria. Entre os itens de acessibilidade que se destacam, estão a rampa de acesso, piso e mapa táteis, placas de sinalização dos espaços em braile, cadeiras de rodas, além de salas e banheiro que possibilitam a circulação de cadeirantes.

“A Defensoria Pública da Bahia está crescendo e, com ela, aumenta a nossa responsabilidade pela prestação de um serviço de orientação e acompanhamento jurídico cada vez mais qualificado”, disse a defensora pública geral, Firmiane Venâncio, na cerimônia, reafirmando o compromisso da instituição com a interiorização dos serviços e com o atendimento do povo mais vulnerabilizado. A defensora-geral estava acompanha da subdefensora pública geral, Soraia Ramos. Esta é a segunda inauguração de unidades feita pela atual gestão.

Reafirmando a importância da Defensoria na cidade, o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, participou da solenidade e colocou a Prefeitura à disposição da instituição. Pinheiro destacou interesse em “firmar parcerias com a DPE/BA para ampliar o alcance dos serviços defensoriais na cidade e nos povoados do município”. Autoridades locais também marcaram presença neste momento, como o vice-prefeito, Rubenilson Campos; o presidente da Câmara do município, vereador João Batista (Tita da Água), que representou os demais vereadores que estavam na inauguração; o secretário de saúde de Quijingue, José Vilson; representantes do Ministério Público Estadual, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros; da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, entre outras.

Desde 2018, o município, integrante da 10ª Regional (com sede em Paulo Afonso), conta com uma unidade da Defensoria. Atualmente, 18 pessoas integram a equipe da DPE/BA em Euclides da Cunha. As defensoras públicas titulares Rebeca Ramos e Camila Leite, e demais servidores(as).

Também presente no evento, Sócrates Costa, coordenador da regional, comemorou o avanço em relação ao espaço anterior, com relação à acessibilidade: “Nossos servidores(as) e nossos assistidos(as) vão contar com uma sede acessível, estruturada e muito mais confortável. Com a presença mais fortalecida em Euclides da Cunha, as pessoas terão mais facilidade para buscar assistência jurídica gratuita e terem seus direitos garantidos. Além disso, é preciso garantir que a Defensoria Pública seja acessível a todas as pessoas, especialmente às pessoas com deficiência, para que elas tenham as mesmas oportunidades, os mesmos direitos”.

Citando a célebre frase de Euclides da Cunha na obra “Os Sertões”, a defensora Camila Leite destacou as adversidades enfrentadas pelo público da Defensoria e a necessidade de fortalecimento da instituição para que seja uma aliada na luta dos assistidos. “Sabemos que não é fácil, mas tudo vale a pena quando percebemos que, através do nosso trabalho, conseguimos garantir um pouco mais de dignidade para essas pessoas que tanto precisam de nós. O sertanejo é, antes de tudo um forte, mas merece uma Defensoria forte para lutar ao seu lado para que a vida não seja assim tão sofrida”.

A defensora Rebeca Ramos, por sua vez, comemorou as instalações convidativas à prestação de um serviço público de excelência, de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que mais precisam. “Que essa inauguração venha para renovar nossas forças, renovar nosso acreditar em dias melhores, e, principalmente, renovar nosso olhar sobre aqueles que mais precisam”, disse.

Estiveram presentes na solenidade o coordenador das Regionais Walter Nunes Fonseca; a coordenadora da 1ª Regional, Liliane Amaral; a defensora pública Larissa Rolemberg; a ouvidora da Defensoria, Naira Gomes; e demais defensores(as) e servidores(as) da instituição.

Confira as fotos da inauguração em nosso Flickr aqui.