COMUNICAÇÃO

460 ANOS – Defensoria lança cartilha e serviço itinerante no dia do aniversário de Salvador

30/03/2009 21:38 | Por
No próximo domingo, 29 de março, dia do aniversário de 460 anos de Salvador, a Defensoria Pública da Bahia estará presenteando a população soteropolitana com o lançamento de duas ferramentas inéditas que buscam estreitar os laços com o seu público - a parcela mais necessitada dos moradores da cidade - e, ao mesmo tempo, incrementar o atendimento: a cartilha institucional e o serviço itinerante. O lançamento acontecerá a partir das 9h, no Farol da Barra.

A cartilha, ilustrada pelo Estúdio Cedraz no formato de uma revista em quadrinhos, traz, numa linguagem acessível, todos os serviços disponibilizados pela Defensoria para viabilizar o acesso a Justiça. Defensores públicos e servidores estarão fazendo a distribuição no local, e fornecerão orientações a respeito do atendimento da instituição nas diversas áreas. A ação inaugura, também, o serviço itinerante da Defensoria Pública que passará a ser viabilizado através da aquisição de um veículo (Furgão), que foi todo adaptado, informatizado, climatizado e adequado para garantir o atendimento à população de forma digna e em qualquer ponto da cidade.

O veículo contém toda uma estrutura, incluindo um gabinete para o defensor atender de forma individualizada, e será um instrumento chave para a meta da atual gestão de viabilizar um maior acesso aos serviços. Já a cartilha, visa esclarecer ao assistido quando, como e onde ele pode e deve buscar a instituição. Nos quadrinhos, duas figuras caricaturadas de defensores públicos fornecem diversas orientações para personagens, inspirados nos diversos perfis de públicos que procuram a instituição buscando solucionar conflitos.

A publicação traz como recurso explicativo situações vividas pelas pessoas, nas diferentes áreas de atuação da Defensoria. São, ao todo, 20 mil exemplares, que serão distribuídos em todo o interior, nas sedes das Defensorias Regionais; na capital, através das Defensorias Especializadas (localizadas na Casa de Acesso a Justiça, Fórum Ruy Barbosa, Fórum Carlos Souto e na sede, no Canela) e em eventos itinerantes que exijam da instituição esclarecimentos sobre sua atuação, como as palestras educativas que costuma realizar nas comunidades.