A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) está de cara nova no ambiente digital! O site foi projetado para facilitar o acesso aos serviços, garantindo mais transparência e praticidade para a população. Para facilitar a sua navegação, a Assessoria de Comunicação preparou um mini tutorial, a fim de apresentar as ferramentas mais usadas e mapear onde se encontram atualmente. Confira!
- Área do Cidadão:

Logo na página inicial do site, a grande área “Atendimento ao Cidadão” em verde-musgo concentra todos os serviços mais buscados pela população. Repleta de ícones que orientam visualmente o(a) cidadã(o) e facilitam o acesso, pode-se agendar diretamente um atendimento ou buscar informações sobre áreas de atuação, endereços e contatos das unidades da Defensoria, lista de documentos exigidos, além de acesso à aba da Ouvidoria.
Dica: Na seção ‘Canais de Atendimento’, você pode agendar seu atendimento online, acessar o chat do Facebook e baixar os aplicativos da Defensoria para Android e IOS, além de acessar os telefones do Disque 129 e dos plantões da instituição.
- Menu de navegação superior:

O menu superior reúne, em seções, informações para todos os tipo de público, incluindo defensoras(as) e servidores(as), que são: a Defensoria (mostra o que é a instituição, quem a dirige, o organograma, quais são os projetos, entre outros); Atendimento (reúne as mesmas informações que a área do cidadão); Comunicação (contém notícias, cartilhas, folders e materiais de educação em direitos diversos publicados pela Defensoria, além da mais nova seção com todos os episódios do podcast da Defensoria); Sistemas (reúne atalhos para todos os sistemas informatizados da instituição, como o Sigad, o SEI, o Portal do RH, além de sistemas do judiciário, como o PJE e o E-Saj); Transparência (é onde pode-se acessar o Diário Oficial da instituição; o Portal da Transparência; além de informações sobre licitações); Corregedoria (contém informações sobre a estrutura da Corregedoria, os atos normativos e os contatos).
Dica: Acesso fácil a todos os sistemas da Defensoria, por meio da seção “Sistemas” e a todos os materiais de educação em direitos publicados pela instituição em meio digital na seção “Comunicação”.
- Área fixa:

Uma das novas funcionalidades no site da Defensoria é a agenda de eventos, que fica na lateral direita, ao lado da área de notícias. No local, ficam a notícias/releases de eventos que ainda estão para acontecer, mantendo a população atenta à proximidade das datas. Antes, as matérias publicadas com muita antecedência perdiam a evidência quando entravam novas notícias no site.
- Barra de acesso rápido:

No novo site, descendo um pouco a página, encontra-se a área de acesso rápido, implementada para facilitar o uso das funcionalidades mais acessadas por cidadãos(ãs), defensores(as) e equipes da instituição. A área conta com acesso direto ao Diário Oficial, ao SEI, ao Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Sigad), ao Clube de Desconto do Servidor, entre outros.
- Nova atendente virtual

Uma das novidades mais interessantes implementadas no novo site: a DPE/BA agora tem uma atendente virtual que vai tornar o acesso aos serviços ainda mais fácil e rápido! A nova ferramenta está disponível para tirar dúvidas sobre atendimentos, informar quais documentos levar, ajudar a encontrar o endereço da unidade mais próxima e acompanhar informações sobre direitos. O chatbot foi desenvolvido para agilizar o primeiro contato com a Defensoria, garantindo mais praticidade e eficiência no atendimento ao cidadão.