Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Formação: Esdep leva estagiários da Defensoria para conhecerem o Memorial 2 de Julho

Iniciativa faz parte da formação continuada da instituição e prevê a visita dos estagiários a equipamentos culturais e históricos da cidade
18/07/2025 01:07 | Por Ingrid Carmo
Formação: Esdep leva estagiários da Defensoria para conhecerem o Memorial 2 de Julho
Formação: Esdep leva estagiários da Defensoria para conhecerem o Memorial 2 de Julho

Neste mês de comemorações pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – Esdep promoveu na manhã desta sexta-feira, 18, uma visita guiada dos mais de 120 estagiários de Ensino Médio regular e técnico ao Memorial 2 de Julho, no bairro da Lapinha, em Salvador. A atividade faz parte do programa de formação continuada da Esdep.

O barracão que, antes servia para guardar os carros do Caboclo e da Cabocla utilizados durante o desfile do 2 de julho, foi ampliado e agora retrata em seus três pavimentos, através de totens interativos, fotografias, cartazes e gravações nos chamados de orelhões, toda a batalha dos baianos pela Independência. “Este espaço reafirma a luta e a força do povo baiano”, explicou, no início da visita, a assistente de supervisão do Memorial, que é administrado pela Prefeitura de Salvador, Ana Cleide Vieira.

Olhando atentamente cada detalhe do Memorial, a estagiária Mariana Coelho, que estuda Logística, destacou o quanto estas iniciativas da Defensoria contribuem para a formação profissional e também pessoal dela e dos demais estagiários. “A Defensoria, para mim, me enriquece de maneira extraordinária. Além do que aprendo no meu setor, essas saídas concretizam, ainda mais, meu conhecimento para além do curso: eu consigo aprender sobre a história de Salvador, sobre as pessoas, sobre a minha origem, sobre de onde eu vim”, contou ela, que fez questão de deixar sua mensagem no cartaz que marcou a passagem da Defensoria pelo Memorial.

Os estagiários foram acompanhados pelas servidoras Maria da Purificação, da Organização de Estágio de Nível Médio, Ramila Alves, da Organização Pedagógica da Esdep, e Bárbara Encarnação, da área administrativa do setor de Estágio de Nível Médio, e ainda conheceram a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha, que fica do outro lado da rua do Memorial e é considerada como a única igreja do estilo mourisco no Brasil. “O nosso Programa de Educação Continuada proporciona essa oportunidade de os estagiários conhecerem a nossa história e a nossa cultura. Vamos continuar a fazer visitas em outros equipamentos culturais e históricos da cidade”, garantiu Maria da Purificação.