Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Fazenda Coutos recebe Defensoria Cidadã Itinerante

02/09/2016 02:09 | Por tao_adm
Fazenda Coutos recebe Defensoria Cidadã Itinerante
Fazenda Coutos recebe Defensoria Cidadã Itinerante
Os atendimentos prosseguem nas próximas semanas

Daniele Porto, 38 anos, foi uma das 33 pessoas atendidas pelo projeto Defensoria Cidadã Itinerante nesta sexta-feira, 2, em Fazenda Coutos. Ela procurou o atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com o objetivo de regularizar a pensão alimentícia do filho de 7 anos. “Já tentei entrar em um acordo com o pai da criança, mas até agora nada. Ele diz que não vai pagar e que eu não posso fazer nada que mude a situação. Vim até aqui porque preciso da ajuda da Defensoria. Não tenho dinheiro para pagar advogado e do jeito que está não pode ficar. A criança está passando por necessidades”, relatou Daniele.

A aposentada Maria Papa, 71 anos, também foi em busca da orientação jurídica da Defensoria Pública da Bahia. De acordo com Maria, seu filho foi preso há 3 meses e até o momento ela não conseguiu visitá-lo. “Sei que ele tem que pagar pelo que fez de errado, mas quero ter o direito de visita”, disse.

Interessados em esclarecer dúvidas, obter assistência jurídica, acompanhar ações já ajuizadas pela Defensoria e obter orientações nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa, Consumidor e Curadoria ainda podem procurar a equipe da DPE instalada na Escola Municipal de Fazenda Coutos, nos dias 09 e 16 de setembro.

A iniciativa contará ainda com a intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, com atendimentos voltados à coleta de material genético para realização gratuita de exames de reconhecimento de paternidade de crianças, adolescentes e adultos que não possuem o nome do pai no registro civil.

“A vinda da Defensoria Pública aos bairros é fundamental porque muitas pessoas em situação de vulnerabilidade não conseguem se deslocar até as unidades de atendimentos da Defensoria Pública. Essa atual proposta da Defensoria Cidadã Itinerante é muito melhor que as edições anteriores porque tem toda a estrutura para que o defensor (a) possa fazer inclusive a ação judicial”, destacou a defensora pública Fabiana Miranda.

A Defensoria Pública da União – DPU também participou da iniciativa atendendo demandas que envolvem órgãos como o INSS, Incra, Funai, Correios, Caixa Econômica Federal e as Instituições de Ensino Superior Federal. Assim como a Defensoria estadual, a DPU ajuíza ações de saúde.

A Defensoria Cidadã Itinerante é um projeto desenvolvido em parceria com o Governo do Estado que acontece desde o segundo semestre do ano passado, sempre em bairros com altos índices de vulnerabilidade e onde tem instaladas Bases Comunitárias de Segurança.No ano passado foram beneficiados os bairros do Calabar, Rio Sena e Nordeste de Amaralina. Na edição 2016, a equipe da DPE e DPU já estiveram nos bairros Santa Cruz, Bairro da Paz, Uruguai e Rio Sena.