Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria visita SENAI CIMATEC para estreitar parcerias institucionais e discutir inovação tecnológica

04/09/2025 01:09 | Por Larissa Santos
Defensoria visita SENAI CIMATEC para estreitar parcerias institucionais e discutir inovação tecnológica
Defensoria visita SENAI CIMATEC para estreitar parcerias institucionais e discutir inovação tecnológica

Fotos: Mateus Bonfim

Nesta quarta-feira (03) representantes da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) realizaram uma visita ao SENAI CIMATEC como intuito de promover um intercâmbio de ideias e estabelecer uma discussão estratégica com foco na aplicação de tecnologias que possam melhorar o acesso à justiça e a promoção de soluções mais eficientes no atendimento à população.

A defensora pública geral, Camila Canário, ressaltou a importância de modernizar os processos e ampliar o alcance dos serviços da Defensoria. “A gente não consegue alcançar, duplicar, multiplicar o alcance das pessoas porque a gente só tem aquelas vias tradicionais e regulares utilizadas através de sistemas de registros que já não dão conta de toda modernização que é exigida pelo próprio sistema de justiça”, afirma.

Na ocasião foi discutida a possibilidade do desenvolvimento de estratégias entre a DPE/BA e o SENAI CIMATEC, abordando como a tecnologia e a inovação podem ser aliadas no avanço de projetos. De acordo com a subdefensora pública geral, Mônica Soares, a expansão tecnológica e ampliação dos serviços devem vir acompanhadas da inclusão digital. “Estar presente na maior quantidade possível de comarcas sem perder de vista essa inclusão do usuário que tem um déficit de inserção tecnológica. É pensar como a gente pode garantir essa expansão que contempla eles também de uma forma bem intuitiva que não seja muito complexa”, ressalta.

Durante o encontro, foram discutidas formas de colaboração que envolvam tecnologia e inovação, com potencial para beneficiar a sociedade. “Vamos iniciar uma parceria ouvindo a Defensoria e ao mesmo tempo buscando conhecer quais são as agonias, as dificuldades, como é que a gente pode, em conjunto, implantar soluções com inovações, com desenvolvimento, mas principalmente com abrangência”, enfatiza o diretor de relações institucionais e governamentais do SENAI CIMATEC, Walter Pinheiro. “A coisa mais inovadora e transformadora que a gente pode fazer é chegar com a justiça, com a Defensoria, com a solução para a vida das pessoas, nos locais onde elas estão e nos locais onde elas vivem”, completa o diretor. .

A visita também contou com a participação da assessora de gabinete para assuntos interinstitucionais, Laura Fagury; da coordenadora de gestão ambiental, Marina Pimenta, além do Gerente de Negócios do SENAI CIMATEC, Murilo Plínio e do Especialista, Oderban Rocha.