Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública compõe mesa de abertura em painel sobre promoção da igualdade racial

17/11/2016 07:11 | Por
Defensoria Pública compõe mesa de abertura em painel sobre promoção da igualdade racial
Defensoria Pública compõe mesa de abertura em painel sobre promoção da igualdade racial
Atividade integra ações comemorativas do mês da Consciência Negra

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da mesa de abertura do painel de discussões Reflexões jurídicas sobre a legislação baiana de promoção da igualdade racial, nesta quarta-feira, 16, no Auditório Paulo Spínola da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Na ocasião, o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, em discurso dirigido para o público, parabenizou a iniciativa da Procuradoria Geral do Estado, informou sobre as ações da Defensoria dentro do Novembro Negro e colocou a DPE à disposição para que este tema seja cada vez mais debatido e as demandas levadas às ações práticas.

O evento, que teve como objetivo promover reflexões acerca das políticas públicas para a promoção da igualdade e apresentar diversos olhares sobre a questão, faz parte do projeto Gameleira, da Procuradoria Geral do Estado. Envolve também discussões culturais e identitárias a partir da divulgação das normas inseridas no Estatuto Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, a Lei 13.182/2014.

A procuradora Cléia Costa dos Santos, uma das idealizadoras do projeto Gameleira, mostrou-se bastante animada com a promoção deste diálogo "fico realmente feliz de ver a Procuradoria, de maneira inédita, incorporar-se à agenda do Novembro Negro, abrindo espaços para que possamos discutir questões que permeiam a estruturação do Estado brasileiro e a formação do seu povo, a partir da Constituição Federal de 1988", afirmou. Ainda na ocasião, o público assistiu às apresentações artísticas do grupo Vozes D'África, do cantor e compositor Dão e do Coral PGE Encanto.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, a procuradora geral de Justiça, Ediene Santos Lousado e representantes do legislativo estadual e municipal.

DPE/BA e Novembro Negro

Entre as ações apresentadas pelo defensor-geral como parte da programação do mês Novembro Negro na DPE/BA está o júri popular de Luiza Mahin, depois de 181 anos da revolta dos Malês, como lançamento da série Júri Simulado – Releitura do Direito na História, com julgamentos simulados de personagens históricos. Este primeiro julgamento será no dia 23, às 8h30, na Uneb. Leia mais aqui!

A Defensoria Estadual também apresentará o Grupo de Trabalho de Religiões Afro-brasileiras e lançará a cartilha Direito das Religiões Afro-Brasileiras – Um povo, várias crenças, no dia 28, às 9h, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia.