Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria promove nova edição do mutirão de atendimento às vítimas de racismo dia 22 em Cajazeiras

A ação será realizada das 7 às 17h, no campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras
18/09/2025 02:09 | Por Ingrid Carmo
Defensoria promove nova edição do mutirão de atendimento às vítimas de racismo dia 22 em Cajazeiras
Defensoria promove nova edição do mutirão de atendimento às vítimas de racismo dia 22 em Cajazeiras

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promove na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, mais uma edição do Mutirão de Atendimento às Vítimas de Racismo e Intolerância Religiosa. A ação será realizada das 8 às 16h, no campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Realizado através de uma parceria entre a Defensoria, a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e as Polícias Civil e Militar da Bahia, o mutirão vai garantir o acesso à justiça e oferecer orientação jurídica gratuita, acolhimento psicossocial, registro de ocorrências e oitivas das vítimas que sofreram discriminação racial ou violência motivada por intolerância religiosa. 

“A atividade reforça o compromisso da Defensoria com a promoção da igualdade racial e religiosa e essa atuação conjunta e interinstitucional vai permitir que os encaminhamentos necessários de cada caso sejam feitos ali mesmo durante o mutirão”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE/BA, Raquel Malta. 

De acordo com a Lei 7.716/89, que estabelece os crimes de racismo, a vítima deve ser acompanhada por advogado(a) ou defensor(a) público(a) em todos os atos processuais cíveis ou criminais. Além de representar a vítima, a Defensoria da Bahia, por intermédio do Núcleo de Equidade Racial, pode apresentar notícia-crime, desempenhar função de assistente de acusação e requerer a aplicação da Lei 14.631/2023, que veda a nomeação de pessoas condenadas por racismo a cargos públicos. 

Serviço

O quê: Mutirão de Atendimento às Vítimas de Racismo e Intolerância Religiosa

Quando: Segunda-feira, 22 de setembro, das 8h às 16h

Onde: Campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras, Salvador