Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria participa da abertura de seminário Estratégia Brasil 2050, do governo federal

Na mesa de abertura, a DPG Camila Canário destacou a importância do planejamento na construção de um país mais justo e inclusivo
11/04/2025 01:04 | Por Priscilla Dibai
Defensoria participa da abertura de seminário Estratégia Brasil 2050, do governo federal

O evento “Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, do Ministério do Planejamento, passou nesta sexta-feira(11) por Salvador, onde reuniu autoridades e sociedade civil. A Defensoria Pública da Bahia esteve representada pela defensora pública geral, Camila Canário, que participou da mesa de abertura.

O seminário, que vai passar por todas as capitais do país, busca estimular a participação social na estruturação de ações de desenvolvimento e fortalecimento nacional. A meta é construir um plano inovador, inclusivo e competitivo para as próximas duas décadas. 

Em sua fala, a DPG Camila Canário colocou a Defensoria como aliada do debate e destacou a importância do planejamento, enquanto palavra de ordem à construção de um futuro melhor. “Esse evento convoca todas as instituições, para que a gente possa refletir e construir uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”, pontuou.

Ela fez questão de reforçar o papel constitucional da Defensoria, enquanto instituição permanente e necessária ao sistema de justiça e à sociedade. “Esse evento é mais um momento em que mostramos o quanto nossa missão institucional está coadunada com as diretrizes nacionais que pretendem ser implementadas por esse projeto”, afirmou. A DPG estava acompanhada da defensora Laura Fagury, assessora do gabinete para assuntos interinstitucionais.

A secretária do Planejamento e Orçamento Virgínia de Angelis, que representou a ministra Simone Tebet, destacou que o projeto de pensar o Brasil nos próximos 25 anos se ancora em quatro pilares: prosperidade, justiça social, inclusão e sustentabilidade. “A participação da sociedade é imprescindível nesse processo, contribuindo para garantir que o documento final reflita a diversidade, as vocações e os desafios das diferentes regiões do país”, afirmou.

O vice-governador Geraldo Junior agradeceu à presença do governo federal no Estado e avaliou como super positiva a realização do evento, uma vez que as especificidades regionais e estaduais precisam ser consideradas no mapeamento de ações, demandas e resultados.

Além dessas autoridades, participaram do seminário o secretário estadual de Planejamento Cláudio Peixoto, representantes do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Federação da Indústria e do Comércio da Bahia, movimento social, entre outros.

A Estratégia Brasil 2050 é um projeto do Ministério de Planejamento e Orçamento, que visa construir uma proposta inédita de planejamento público de longo prazo, capaz de antecipar tendências, definir metas estruturantes e alinhar políticas públicas às transformações demográficas, sociais, climáticas e econômicas em curso. Salvador foi a sétima capital a sediar o evento.

Fotos: Mateus Bonfim e Ailton Sena