Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria leva orientação jurídica e educação em direitos para ação da Neoenergia em Pau da Lima

05/07/2025 05:07 | Por Ingrid Carmo
Defensoria leva orientação jurídica e educação em direitos para ação da Neoenergia em Pau da Lima
Defensoria leva orientação jurídica e educação em direitos para ação da Neoenergia em Pau da Lima

Neste sábado (5), a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, mais uma vez, do projeto Energia com Cidadania, da Neonergia Coelba. A ação, que foi realizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, conscientiza a população sobre o uso racional e seguro da energia e promove a cidadania.

Para a aposentada Antônia Maria Pereira, 69 anos, a Defensoria foi, realmente, a luz que ela precisava. “Minha certidão de nascimento tinha uma rasura no nome do meu pai e isso me impedia de tirar a segunda via. Eu dizia a mim mesma: não vou desistir, um dia Deus vai me dar uma luz. O dia e a luz chegaram!”, agradeceu a aposentada, que já saiu do atendimento da DPE/BA com o ofício em mãos para levar ao cartório onde foi registrada.

Já a autônoma Ana Cláudia Conceição, 50 anos, aproveitou os diversos oferecidos na ação, inclusive os da Defensoria. “A gente já anda tão cansada de andar, pegar e pagar transporte e receber não por aí que é tão bom chegar aqui, a poucos metros de casa, e ter todos esses serviços a nossa disposição, e ainda sem pagar nada, como é o caso da Defensoria”, aprovou a autônoma, que também já saiu da Defensoria com o ofício da 2ª via da Certidão de Nascimento.

Quase no apagar das luzes, faltando menos de uma hora para encerrar a itinerância, deu tempo de o casal Mirela e Iuri Machado chegar e ser atendido. Os dois moram em outro bairro e correram para Pau da Lima assim que viram, nos stories da Defensoria, no Instagram, o vídeo da coordenadora das itinerâncias e da Unidade Móvel de Atendimento (UMA), Camila Berenguer, falando sobre o atendimento deste sábado. “Eu mostrei a ele a postagem e disse: vamos lá agora, é a nossa chance! Viemos buscar esse norte sobre como resolver o caso, que é de direito do consumidor, e já temos um novo atendimento agendado para a próxima segunda-feira, dia 7”, contou.

Além da coordenadora Camila Berenguer, esta participação da Defensoria no projeto Energia com Cidadania contou com a atuação dos defensores públicos Guiomar Fauaze e Armando Fauaze e dos servidores Thaise Bezerra e Aníbal Aguiar Sobrinho. “É sempre importante participarmos das itinerâncias de outros órgãos, pois isso amplia o atendimento da Defensoria e facilita o acesso do cidadão aos nossos serviços. Essa itinerância da Neonergia Coelba traz o diferencial das aulas de eficiência energética e da experiência com esse mundo de geração de energia”, contou a coordenadora, que entrou na Unidade Móvel Educativa da Neoenegia e viveu a experiência proporcionada por óculos de realidade virtual, mini aerogerador eólico, geração de energia manual, casa eficiente e muito mais.

Educação em direitos

A coordenadora ressaltou que, além da orientação jurídica, estas itinerâncias abrem espaço para a Defensoria levar a educação em direitos, através das diversas cartilhas que são produzidas pela Instituição e que são distribuídas também durante estes atendimentos. Uma das mais novas, a que aborda o Idadismo, chamou a atenção da aposentada Antônia, que fez questão de levar vários exemplares para os demais idosos do grupo que ela faz parte. “Isso é importante, isso é informação que a gente leva para casa e aprende mais”, concordou a aposentada.