Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Ação Cidadã “Sou Pai Responsável” atende população de Feira de Santana

05/06/2012 03:06 | Por tao_adm
Ação Cidadã “Sou Pai Responsável” atende população de Feira de Santana
Ação Cidadã “Sou Pai Responsável” atende população de Feira de Santana

Mais de 30 famílias foram atendidas na última sexta-feira (1º) pela Defensoria Pública da Bahia em Feira de Santana – 1ª Regional. Exames de DNA gratuitos e orientações jurídicas tais como investigação de paternidade e pensão alimentícia foram disponibilizados à comunidade através do Projeto Ação Cidadã – “Sou Pai Responsável”, que aconteceu no Colégio Estadual Severino Soares, no bairro Gabriela. A Ação busca promover o reconhecimento paterno de crianças, e dessa forma também, chamar os homens à responsabilidade e prazer de ser pai, garantindo aos filhos o direito de ter o nome do pai biológico na certidão de nascimento.

Para a subcoordenadora da 1ª Regional, a defensora pública Sandra Risério, os ganhos são múltiplos e de considerável alcance social: “A Ação Cidadã – “Sou Pai Responsável” tem permitido as pessoas interessadas e sem recursos financeiros, o acesso ao exame de DNA, o que converge para definir a situação de paternidade de seus filhos. E através disso, há o resgate da auto-estima e dignidade da mãe, do filho e das famílias envolvidas, e porque não dizer, do pai também”.

Reconhecer e Repensar

Na ocasião, um pai reconheceu voluntariamente dois filhos, isto é, sem a necessidade de realizar o exame de DNA. De acordo com Sandra Risério, essa atitude é fruto da conscientização obtida através do projeto, bem como do respeito pelo mesmo. Para a defensora pública, essa ação fortalece a atuação da Defensoria no que toca o seu compromisso com a redução das desigualdades, fazendo com que as partes envolvidas repensem seus valores familiares e de afeto.

O exame é feito com amostras de células bucais, e no momento da coleta os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (documento fornecido pela maternidade), além do nome e endereço completo do suposto pai. O resultado leva de 40 a 60 dias para ficar pronto.

A próxima edição da Ação Cidadã em Feira de Santana acontece no dia 13 de julho, no Colégio Wilson Falcão, na comunidade de Pedra do Descanso. A expectativa da 1ª Regional é atender um número maior de pessoas, já que se trata de um bairro populoso.