Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Vitória da Conquista– DPE participa de audiência pública para conhecer metodologia prisional do APAC

27/11/2015 12:11 | Por
Vitória da Conquista– DPE participa de audiência pública para conhecer metodologia prisional do APAC
Vitória da Conquista– DPE participa de audiência pública para conhecer metodologia prisional do APAC
Modelo possui como foco o ser humano e a humanização da pena

A Defensoria Pública Estadual da Bahia – DPE/BA, participou, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira, 24, de uma audiência pública na Câmera de Vereadores do município. O encontro teve como foco apresentar a metodologia do Programa Novos Rumos – Metodologia Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC, que já é aplicada no Estado de Minas Gerais em 36 cidades.

A defensora pública Josefina Marques representou a DPE no evento e salientou que a Defensoria Pública deve dar total apoio a esse modelo prisional, porque os custos operacionais são bem inferiores àqueles praticados pelo sistema convencional, sofrendo redução de mais de 50%. Acrescentou ainda que o modelo apresentado oferece a possibilidade de dar efetividade aos direitos previstos na Lei de Execução Penal (LEP) e ainda valorizar o ser humano, buscando a sua efetiva reinserção social, o que não ocorre no atual modelo.

"Efetivamente trata-se de uma metodologia muito interessante, porque possui como foco o ser humano e a humanização da pena. Ela é aplicada a presos condenados em regime fechado, semiaberto e aberto. É uma primeira semente e ainda temos muito a caminhar", esclareceu a defensora pública.

Ainda de acordo com Josefina Marques, ficou deliberado que será constituída uma comissão a fim de que a Defensoria possa dialogar com a Secretaria de Administração Penitenciária, apresentando a proposta e requerendo a implantação deste modelo em Vitória da Conquista, já que em breve será inaugurado o Conjunto Penal para cumprimento de penas em regime fechado e semiaberto. Atualmente, só existe o Presídio Nilton Gonçalves, que se destina ao recebimento de presos provisórios, ou seja, sem condenação.

APAC

O Programa Novos Rumos na Execução Penal foi criado no ano de 2001 pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, buscando a humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade mediante a aplicação do método APAC. A metodologia ganhou força através da aplicação de seus 12 elementos: 1) Participação da comunidade; 2) Recuperando ajudando o recuperando; 3) Trabalho; 4) Religião; 5) Assistência Jurídica; 6) Assistência à saúde; 7) Valorização humana; 8) A família; 9) O voluntário e sua formação; 10) Centro de Reintegração Social – CRS; 11) Mérito; 12) Jornada de libertação com Cristo.

*Fotos: Diário do Sudoeste da Bahia