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Atendimentos do projeto Defensoria Cidadã Itinerante no Calabar chegam ao fim

25/09/2015 06:09 | Por tao_adm
Atendimentos do projeto Defensoria Cidadã Itinerante no Calabar chegam ao fim
Atendimentos do projeto Defensoria Cidadã Itinerante no Calabar chegam ao fim

Último dia contou com doações de roupas, sapatos e bolsas reunidas em um varal solidário

Chegou ao fim nesta sexta-feira, 25, a itinerância de atendimentos oferecidos pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na Base Comunitária de Segurança do Calabar, através do Projeto Defensoria Cidadã Itinerante. Durante quatro sextas-feiras consecutivas, 107 pessoas procuraram os serviços da equipe da Defensoria estadual, Defensoria Pública da União e Procon – estes dois últimos, parceiros do projeto.

Casos ligados às áreas de Família e Cível foram os mais procurados. Pagamento de pensão, ações de divórcio, inventário, entre outros, responderam pela maioria dos atendimentos feitos. “A Defensoria está muito contente com o trabalho desenvolvido na comunidade do Calabar, por ter sido este um projeto pensado para reduzir a distância entre comunidade e Base Comunitária de Segurança, mas também entre assistidos e Defensoria”, sentenciou a coordenadora das Defensorias Públicas Especializadas, Gianna Gerbasi.

Promovido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, a ideia de disponibilizar todos os serviços da Defensoria Pública nas bases da capital e do interior reforça a proposta de levar serviços públicos essenciais para comunidades com alto índice de vulnerabilidade, fortalecendo a garantia de direitos dos moradores daquela região.

Como o direito da aposentada Maria de Lurdes dos Santos de ser incluída prioritariamente no Programa Minha Casa Minha Vida. Aos 66 anos, morando de aluguel, a aposentada procurou a Defensoria para que seu cadastro no programa pudesse ser efetivado. Como o dinheiro que ganha com a aposentadoria não é suficiente, ela precisa lavar roupas para complementar sua renda e assim, poder pagar o aluguel. Maria de Lurdes não sabia, por exemplo, que idosos são priorizados na modalidade do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1. De acordo com Portaria que disciplina o tema, deve ser reservado à pessoa idosa, no mínimo, 3% das unidades habitacionais. Foi encaminhada para ser atendida no Núcleo Fundiário da DPE.

Já o direito de receber a pensão dos dois filhos que possui com F*, Rosana Santos da Silva relutou o quanto pode. Agora, porém, precisa que o ex-marido ofereça ajuda financeira para arcar com as despesas dos filhos de 16 e 18 anos. “Ele só dá 40 reais à menina para um tratamento que ela faz nos dentes, isso quando quer”, afirmou. Ao ser atendida pela Defensoria, Rosana percebeu ser esse um direito básico dos seus filhos.

ACESSO À JUSTIÇA

“A sociedade não tem como resolver as suas questões sociais com a Polícia. Essa é uma iniciativa ousada da Defensoria, de entrar na comunidade com serviços públicos. A polícia terá sempre de ser o último recurso para uma comunidade que é destituída de quase tudo”, destacou a ouvidora geral da Defensoria Pública, Vilma Reis. Ainda para a ouvidora, a procura de pessoas pelos serviços oferecidos é uma mensagem de que a “Defensoria precisa ampliar o acesso da população à Justiça”.

A ampliação do rol de serviços oferecidos aos moradores do Calabar também só foi possível graças às parcerias entre Defensoria estadual e Defensoria Pública da União e, por último, com o Procon. “Ações como estas são importantes, pois permitem que a DPU também possa oferecer os atendimentos que realiza, como por exemplo, em casos de tratamento de alto custo, onde os medicamentos não estão incluídos na lista do SUS. O que sentimos é que a população ainda não conhece os serviços da DPU”, pontuou a defensora pública da união, Graciela Lima. Para moradores do Calabar, a presença do Procon garantiu ainda a oportunidade de fazerem acompanhamentos de demandas apresentadas anteriormente ao órgão, sem a necessidade de sair do bairro.

VARAL SOLIDÁRIO

Além dos atendimentos, o último dia da ação contou ainda com um varal solidário onde roupas, sapatos e bolsas foram doados aos moradores. Quase 40 senhas foram distribuídas para os interessados nas doações feitas pela comunidade defensorial e pelo grupo Voluntário de Coração. Cada pessoa teve direito a duas peças. “Vi as pessoas aqui na frente da base quando tinha chegado da caminhada e decidi vir também. Escolhi uma blusa e um casaco”, disse a dona de casa Maria Helena Machado. Para Carlos Ferreira, encontrar uma camisa do Vasco entre as peças disponíveis foi um golpe de sorte. “Sou Vasco, Fluminense e Bahia”.

ITINERÂNCIA

A cada sexta-feira do mês, uma equipe da Defensoria Pública formada por defensores públicos e técnicos realizará atendimentos, orientações jurídicas e coletas de material genético para reconhecimento de paternidade, entre outros serviços, gratuitamente. Depois do Calabar, o projeto prosseguirá na comunidade do Rio Sena (2, 9, 16 e 23 de outubro), e Nordeste de Amaralina (novembro), além das cidades de Feira de Santana (outubro) e Vitória da Conquista (outubro). No interior, a ação também está acontecendo em Itabuna, na Base Comunitária de Monte Cristo desde o último dia 18.

Em 2016, a previsão é que a ação seja ampliada para as Bases Comunitárias da Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Fazenda Coutos, Bairro da Paz, São Caetano, Uruguai e Águas Claras, além das cidades de Lauro de Freitas e Porto Seguro.