COMUNICAÇÃO

TEIXEIRA DE FREITAS – Atuação da DPE/BA garante atendimento médico domiciliar a assistida

18/09/2017 16:15 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686

A DPE/BA conseguiu extrajudicialmente inserção da assistida no Programa Melhor em Casa

 

Após ser procurada por Gabriel Dias do Vale Prates, filho da assistida Maria Aurora Dias do Vale de 67 anos, que buscava tratamento médico para sua mãe, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Teixeira de Freitas oficiou a Secretaria de Saúde do Município para solucionar o problema extrajudicialmente.

Maria do Vale está em coma, faz uso de sonda de gastrostomia e traqueostomia, sem condições de se locomover, sendo a inserção dela no Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde fundamental para a sua sobrevivência. O Programa Melhor em Casa é um programa de saúde prestado pelo Município de Teixeira de Freitas a pacientes que necessitam de acompanhamento domiciliar.

A Defensoria Pública interveio extrajudicialmente para garantir a inclusão de Maria do Vale no programa Melhor em Casa, tendo sido atendida pela Secretaria de Saúde a recomendação da DPE/BA no dia 11 de setembro. A inclusão da paciente foi confirmada pelo filho, que compareceu pessoalmente na Defensoria Pública para atestar a inclusão da genitora no programa.

O defensor público Luiz Carlos de Assis Júnior responsável pela ação, considerou que, “recentemente, a Defensoria Pública foi apontada pela população brasileira como a instituição mais importante. Sinto-me parte desse bloco que força em prol da população, orgulhoso por integrar a Defensoria Pública e dar voz a quem não tem”.