Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Resultados de DNA da Ação Cidadã Sou Pai Responsável são entregues em Itabuna

05/12/2012 03:12 | Por tao_adm
Resultados de DNA da Ação Cidadã Sou Pai Responsável são entregues em Itabuna
Resultados de DNA da Ação Cidadã Sou Pai Responsável são entregues em Itabuna

Morador de Ibicaraí, localizada a cerca de 50 km de Itabuna, no sul do estado, a história de Ermelindo Nicomedes de Jesus, de 80 anos, ganhou mais um capítulo na última semana. Pai de dez filhos, o aposentado acaba de reconhecer a 11ª filha. Ermelindo foi um dos assistidos a receber o resultado do exame de DNA realizado durante a Ação Cidadã Sou Pai Responsável na 4ª Regional.

A abertura dos exames foi feita durante dois dias 27 e 28/11, com a presença do subcoordenador da Regional de Itabuna, Walter Nunes Fonseca. Durante aproximadamente dois meses, a unidade da Defensoria colheu o material para confirmação da paternidade de 158 pessoas e realizou 42 exames de DNA. “Ao longo dos anos, a resposta da comunidade vem sendo extremamente positiva à Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Verificamos não se tratar apenas da inclusão do nome do pai no registro de nascimento, ou do pedido de uma pensão. Trata-se de estreitar ou iniciar laços afetivos com seus respectivos pais e de uma nova figura familiar”, destacou o subcoordenador da Regional.

A história de Ermelindo, que saiu da cidade de Ibicaraí para trabalhar em São Paulo na década de 60, sem saber que deixava na Bahia uma filha, comoveu a equipe. “A chegada de uma nova filha é uma benção de Deus. Vou aproveitar cada minuto de minha vida para estreitar os laços com ela. Muito obrigado a todos vocês por esse momento de muita felicidade”, agradeceu o assistido. Com a intervenção da Defensoria – que já enviou ao cartório da cidade uma ação de averbação, Maria do Carmo, filha do aposentado, passará a contar oficialmente com o nome do pai em sua certidão de nascimento: “Depois de 50 anos minha família se amplia e posso finalmente apresentar meu pai aos meus filhos e netos”, declarou.

Sou Pai Responsável

Há quatro anos, a ação promovida pela Defensoria tem assegurado a crianças, jovens e adultos a efetivação do direito de saber sua identidade genética, facilitando o reconhecimento da paternidade ou maternidade e a inclusão dos respectivos nomes no registro de nascimento.

Atualmente, a Ação Cidadã atende Salvador e o interior do Estado com atividades regulares nas cidades em que a Instituição possui sede regional: Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. A Ação já beneficiou em toda a Bahia mais de seis mil famílias com exames de DNA gratuito.