O Gabinete Itinerante da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA concluiu nesta quarta-feira, 30 de julho, a série de visitas realizadas nas últimas duas semanas ao interior do estado, por onde rodou mais de 2.200 km. O encerramento do roteiro ocorreu no município de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano.
A agenda, voltada ao fortalecimento do diálogo institucional e à escuta ativa de defensoras, defensores, servidoras e servidores, passou por diversas comarcas da região, incluindo Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa — onde a Defensoria também esteve presente durante a tradicional Romaria do Bom Jesus —, além de Feira de Santana e Alagoinhas.
De acordo com a defensora pública-geral da Bahia, Camila Canário, as visitas foram marcadas por excelente receptividade das equipes locais, que compartilharam demandas estruturais, administrativas e relacionadas ao atendimento à população em cada localidade.

“Fomos muito bem acolhidos em todas as comarcas, e essa escuta nos dá um panorama mais preciso das necessidades específicas de cada unidade. A partir disso, vamos traçar medidas concretas para aprimorar nossa presença institucional e a prestação dos serviços jurídicos à população mais vulnerável”, afirmou Camila Canário.
Segundo a defensora-geral, os relatos e sugestões colhidos ao longo do roteiro serão fundamentais para orientar ações voltadas ao fortalecimento da atuação da Defensoria Pública nas regiões visitadas. Também houve visitas a gestores(as) das prefeituras locais visando parcerias, apoios e melhorias no serviço prestado às pessoas mais vulneráveis na cidade.

Para a defensora pública Thaissa Borges, coordenadora de Atuação Estratégica, o Gabinete Itinerante reafirma o compromisso com a expansão e qualificação do trabalho defensorial no interior. “Estamos muito felizes com as reuniões, com o feedback que os nossos colegas têm dado, que trazem as suas críticas e sugestões. É um diálogo e uma construção em coletivo para a melhoria do nosso interior do estado”, destacou.
Para a defensora pública Danyelle Gautério, coordenadora da 8ª Regional, a visita da Administração Superior foi de extrema importância para trazer um novo olhar para a região, uma das mais distantes da capital. “Gera um acolhimento, uma sensação realmente de escuta. A visita possibilitou uma abertura de diálogo maior com as prefeituras dos municípios que atuamos, então vejo um saldo muito positivo”, destacou. A 8ª Regional abrange Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Macaúbas e Luís Eduardo Magalhães, onde a DPE/BA encerrou essa primeira fase do projeto.

Além da defensora pública-geral, o Gabinete Itinerante contou com a participação de membros da equipe da administração superior da instituição, como a própria Thaissa Borges; o diretor-geral, Franco Bahia; o diretor administrativo, Leandro Ferreira; além de coordenadoras e coordenadores das Regionais visitadas.

O projeto Gabinete Itinerante é uma iniciativa da gestão, com o objetivo de ampliar o contato direto com as equipes do interior e garantir uma atuação institucional cada vez mais alinhada às realidades locais. A próxima etapa do projeto já está sendo planejada e deve contemplar outras regiões do estado nos próximos meses.





