Fotos: Dedeco Macedo e Mateus Bonfim
A Semana da Defensoria 2025 teve início nesta segunda-feira (26), em Salvador, com uma programação especial para comemorar os 40 anos da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). O evento também teve o objetivo de promover a união e integração entre as defensoras e defensores públicos de todo o estado, além de aprimorar os conhecimentos.
Logo nas primeiras horas da manhã, o Gran Hotel Stella Maris foi palco de reencontros e celebrações durante um café da manhã de boas-vindas, que proporcionou um momento de acolhimento entre colegas de diversas regiões da Bahia. A a abertura oficial do evento aconteceu às 11h, com uma mesa composta por representantes da Defensoria e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Antes da abertura formal, foi realizado um minuto de silêncio em memória da defensora pública Liliane do Amaral, falecida em março de 2025, cuja morte causou grande comoção na instituição.
A defensora pública geral (DPG) da Bahia, Camila Canário, deu início às atividades, que acontecem nesta segunda e terça-feira, e celebram o papel fundamental da Defensoria Pública na promoção da justiça e dos direitos humanos. Este ano, a Semana da Defensoria tem como tema “Justiça é o que nos move”, com os lemas “Orgulho em fazer parte” e “Força para transformar”.

“É para combater a injustiça, para sermos a voz e o escudo dos vulneráveis que cada um de nós se dedica diariamente, superando desafios imensos. Quero destacar a importância fundamental de cada defensora e defensor espalhados por diversas comarcas da nossa Bahia. Vocês são a personificação do papel constitucional dessa instituição”, afirmou Camila Canário.
Ela também agradeceu aos servidores, estagiários, colaboradores e terceirizados pelo trabalho prestado à população baiana, além de reconhecer o apoio das instituições privadas parceiras que tornaram o evento possível.
Em discurso emocionado, a corregedora geral Janaína Canário, que encerrará seu ciclo à frente da Corregedoria no dia 30 de maio, se despediu com palavras de gratidão: “A Defensoria é um instrumento de esperança para aqueles que, muitas vezes, têm o seu direito negligenciado (…) ela transforma a realidade e fortalece a democracia. São 40 anos que a Defensoria se faz presente. Estou encerrando meu ciclo, uma função que exerci com honra, responsabilidade e discrição, e que não realizei sozinha”, concluiu, agradecendo à equipe da Corregedoria pelo trabalho no biênio.

A presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP/BA), Bethânia Ferreira, reforçou a importância do trabalho dos defensores para a criação e consolidação da Defensoria. “Reassumimos o compromisso de fortalecer ainda mais essa instituição”, destacou.
A frente de honra da abertura foi composta por Camila Canário (defensora pública geral da Bahia), Mônica Soares (subdefensora-geral), Janaína Canário (corregedora-geral), José Arimateia (deputado estadual, representando a presidente da Assembleia Legislativa), Patrícia Pataxó (superintendente de Políticas Indígenas), Lidalva Brito (procuradora de Justiça, representando o presidente do MPBA), Bethânia Ferreira (presidente da Adep/BA), Luciana Hart (subprocuradora do Município de Salvador), Tamikuã Pataxó (ouvidora-geral), Rafael Pitombo (secretário adjunto da OAB/BA) e Tereza Cristina Ferreira (coordenadora da Anadep Região Nordeste).
Programação
Além da cerimônia de abertura, a programação da manhã contou com a posse festiva dos novos titulares e suplentes do Conselho Superior da DPE/BA, assim como da ouvidora-geral. Houve, ainda, uma programação voltada para os(as) servidores(as), estagiários(as) de nível superior e residentes jurídicos da instituição com palestras sobre saúde mental, inteligência emocional, direitos humanos e sobre execução de honorários. As palestras aconteceram paralelamente na Escola Superior da Defensoria e no Teatro Uneb.
“Idealizamos esse evento como uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho realizado pela Defensoria. Dividimos a programação em blocos temáticos, para que a semana seja pedagógica, propositiva e tranquila: um momento leve, de descontração, com muita música, bate-papo e troca de experiências entre todos”, explicou Alan Roque, diretor da Escola Superior da Defensoria e um dos idealizadores da edição deste ano da Semana da Defensoria.
Apoio e redução de custos
Para realizar a Semana da Defensoria 2025, a DPE/BA buscou apoio de instituições públicas e privadas, o que viabilizou a redução de aproximadamente 50% dos custos com o evento. São apoiadores: Adep Bahia, Banco do Brasil, Chronos Estética, ITS Brasil, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e Sicoob.
Além disso, com a parceria entre a DPE/BA e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) para o Clube de Descontos, estão sendo oferecidos no local do evento serviços da Vitalmed e da Chronos Estética.
Não caia no golpe! O atendimento na Defensoria Pública é totalmente gratuito. A instituição nunca cobra pelos serviços prestados. Se alguém se passar pela DPE/BA e pedir dinheiro para atender ou resolver causas na justiça, é golpe! Denuncie!






