Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Reforma da sede em Itabuna é entregue com novas salas em cerimônia aberta ao público

Estiveram presentes defensores(as), servidores(as), estagiários(as), autoridades, integrantes da sociedade civil e usuários dos serviços da Instituição
19/02/2025 10:02 | Por Tunísia Cores
Reforma da sede em Itabuna é entregue com novas salas em cerimônia aberta ao público

A casa da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Itabuna está devidamente renovada. A reforma foi entregue nesta terça-feira (17) para o público geral, com a presença de defensores(as), servidores(as), estagiários(as), além de autoridades, integrantes da sociedade civil e usuários dos serviços da Instituição. Nossa sede está localizada na Avenida das Nações Unidas, 732, no Centro da cidade. 

As principais mudanças incluíram, entre outras, a criação de mais um gabinete para defensor(a) e de duas salas destinadas para a Central de Ações Rápidas (CAR); ampliação da Central de Mediação e Conciliação (CMC); instalação de divisórias na triagem para a individualização do atendimento; e criação da sala técnica de informática, além de estruturas para pessoas com deficiência.

Em seu discurso, a subdefensora pública geral, Soraia Ramos, homenageou pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da Defensoria. Destacou o trabalho do coordenador das Defensorias Públicas Regionais, Walter Fonseca, e da coordenadora da 4ª Regional, Aline Brito. Também fez uma avaliação da atuação da Instituição em Itabuna e região, bem como dos dois últimos anos em que integrou a Administração Superior, liderada pela atual defensora-geral, Firmiane Venâncio.

Filho da terra, o coordenador Walter Fonseca resgatou a história das primeiras assistências jurídicas gratuitas na cidade até a instalação da Defensoria em Itabuna. Homenageou os primeiros colegas da unidade, bem como relembrou os casos marcantes que atendeu enquanto defensor da comarca.

“Quando cheguei na Defensoria, tínhamos só 23 unidades. Hoje, temos 52. Deixo a coordenação [das Regionais] com 23 automóveis oficiais. Atuamos em todas as unidades prisionais do interior da Bahia. Conheço todas. Em todas elas, nós temos uma representação da Instituição dando suporte a esse trabalho”, disse.

Walter Fonseca ainda ressaltou o crescimento da Instituição nos últimos anos. “Tenho orgulho de ser parte de uma Defensoria que chegou a Macaúbas, a Santa Maria da Vitória e, aqui perto, a Camacã e Pau Brasil”, completa.

Para a coordenadora da 4ª Regional, Aline Brito, a entrega representa o fortalecimento do compromisso da Defensoria com a população de Itabuna e que a Instituição é, por essência, um espaço de acolhimento. Além disso, afirmou que a sede renovada simboliza o respeito que a Defensoria tem por quem lhe procura, pelos seus servidores e por todos aqueles que acreditam no papel da Instituição.

“Nosso compromisso é, principalmente, estar presentes na comunidade, indo ao encontro de quem mais precisa do nosso apoio. Que esta casa continue sendo um ponto de referência para a população vulnerabilizada, um espaço onde se encontram escuta, orientação e justiça”, disse.

Integrante do Grupo Operativo da Ouvidoria, Sueli Santos Dias representou a ouvidora-geral Naira Gomes. Na ocasião, destacou o importante trabalho de escuta da comunidade realizada pela Ouvidoria Cidadã da DPE/BA e

“Diversos movimentos sociais e pessoas puderam externar suas dificuldades. São questões individuais, mas também coletivas. E a Ouvidoria é a voz daqueles que precisam ser ouvidos, valorizados e respeitados. Desejamos que, a cada dia, esta Instituição se fortaleça, com mais defensores(as) para atender a população”, disse.

Procurador-geral do município de Itabuna, Álvaro Ferreira representou o prefeito Augusto Castro. “Convivo frequentemente com a beleza do trabalho da Defensoria, então eu quero parabenizar não só pelas instalações, mas principalmente pelo trabalho que vocês desenvolvem aqui. É muito bonito”, afirmou na ocasião.