Inspirados pelo desejo de construir de forma colaborativa a Instituição e de promover mudanças significativas na sociedade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) adotou como “sentimento” norteador da Semana da Defensoria 2025 o tema “Orgulho em fazer parte, força para transformar”. A programação, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, foi construída de forma colaborativa com o público interno da Instituição.
De acordo com a defensora pública geral, Camila Canário, a ideia surgiu do desejo de celebrar a identidade e o compromisso das pessoas que fazem parte da Defensoria Pública. “Queremos destacar a importância do trabalho coletivo e o impacto positivo que ele tem na transformação social. Por isso, o nosso tema reflete o orgulho de integrar essa instituição e a força conjunta que nos move para promover justiça e equidade”, explicou.
Para ela, o orgulho em fazer parte se manifesta por meio da dedicação dos membros e equipes de apoio em buscar soluções inovadoras para as demandas recebidas. Já a força para transformar é perceptível na capacidade de influenciar positivamente a vida dos usuários dos serviços da instituição. “A Defensoria propõe a transformação contínua dos serviços, buscando sempre a excelência e a ampliação do acesso à justiça. Estamos focados em modernizar processos, capacitar nossas equipes e ampliar o alcance de nossos serviços para, sempre, servir melhor à sociedade”.
Tema dialoga com a campanha nacional
Diretor da Escola Superior, o defensor público Alan Roque destacou que o tema escolhido para a Bahia dialoga também com a campanha “Justiça climática é justiça social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
“A temática nacional está relacionada à defesa do meio ambiente e das pessoas que contribuíram para a formação do nosso povo. Já em nossa campanha, a identidade visual tem digitais e imagens dessas pessoas, o tema reforça a ideia de que a construção da nossa identidade, enquanto Defensoria da Bahia, tem contribuições de defensores, servidores e estagiários”, analisou.
Nesse ponto, a coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, Laíssa Rocha, avaliou que a campanha também tem como objetivo dar destaque ao sentimento de pertencimento à Defensoria Pública.
“Queremos demonstrar que, apesar dos desafios enfrentados no labor Defensorial, é possível garantir um bom ambiente de trabalho. E, a partir desse sentimento de pertencimento de toda equipe conseguimos proporcionar entregas relevantes para os(as) usuários(as) dos nosso serviços, assegurando a missão institucional de transformação da realidade social”, finalizou.
Não caia no golpe! O atendimento na Defensoria Pública é totalmente gratuito. A instituição nunca cobra pelos serviços prestados. Se alguém se passar pela DPE/BA e pedir dinheiro para atender ou resolver causas na justiça, é golpe! Denuncie!