Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

Ouvidoria da Defensoria baiana promove troca de experiências e dá boas-vindas à nova gestão da Ouvidoria da DPE do Piauí

Encontro virtual ocorreu na última segunda-feira, 18, com a presença de novo gestor do órgão, Djan Moreira

Ouvidorias da Defensoria da Bahia e do Piauí promovem troca de experiências em encontro virtual realizado em 18 de janeiro

A equipe da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou de um encontro virtual junto à nova gestão da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Piauí. O momento, que aconteceu em 18 de janeiro, foi propício não apenas para dar as boas-vindas à nova gestão, mas também para promover o intercâmbio de experiências entre os órgãos além de compartilhar vivências dos participantes.

Ouvidora da DPE Bahia e vice-presidente do Conselho Nacional de Ouvidores das Defensorias Públicas, Sirlene Assis e demais integrantes da equipe baiana recepcionaram a equipe da Ouvidoria da DPE/PI, formada pelo recém-eleito Djan Moreira e também pela a assessora Cláudia Mendes.

 “Foi um momento de grande troca de experiência a fim de fortalecer a Ouvidoria do Piauí. Nós vamos passar a nossa ficha de atendimento, estamos trocando ofícios, protocolos, todos os materiais que a Ouvidoria da Bahia desenvolve para que Djan possa avaliar o que é possível adaptar à realidade do seu estado”, explicou Sirlene Assis.

Alguns dos pontos específicos apresentados foram o funcionamento do órgão defensorial baiano, as principais demandas existentes bem como os respectivos encaminhamentos, tanto de questões coletivas quanto individuais, funcionamento da Ouvidoria-adjunta além da apresentação das redes institucionais e ligadas aos movimentos sociais.

Sirlene Assis destacou ainda a grande atuação do órgão baiano, que completa 12 anos em março de 2021 e tornou-se referência de engajamento nas questões ligadas aos assistidos da Defensoria estadual. “A Ouvidoria da Bahia é uma referência para todas as ouvidorias defensoriais do Brasil. Sempre promovemos o intercâmbio de experiências e conhecimentos, a escuta qualificada, e participamos de encontros virtuais em estados como Rondônia, Ceará, Rio de Janeiro e encampamos lutas em diversos estados. Tudo isso nos orgulha muito”, afirmou.

A ouvidora-geral aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem especial para o novo Ouvidor da Defensoria do Piauí, bem como a sua equipe, e destacou a importância de algumas questões para o desenvolvimento e fortalecimento da Ouvidoria. Entre eles: a capacidade de realizar a escuta das demandas do povo, promover o engajamento dos defensores das áreas específicas do trabalho, estar atento às demandas apresentadas pelos movimentos sociais, além do exercício de um papel de mediação entre as Instituições municipais, estaduais e federais a fim de garantir o direito da população.

“Djan é um irmão muito especial, tem muita firmeza, humildade, simplicidade, uma grande força que o movimenta para trabalhar em rede a fim de ampliar a atuação da Defensoria do Piauí, além de ter compromisso com as lutas e bandeiras sociais. Certamente desempenhará uma ótima gestão à frente da Ouvidoria piauiense fortalecendo cada vez mais o papel da Instituição frente aos seus assistidos e a toda a sociedade”, finalizou Sirlene Assis.