COMUNICAÇÃO

Projetos de comunicação da Defensoria Bahia estão entre os melhores do Sistema de Justiça

16/10/2020 19:49 | Por Vanda Amorim DRT/PE 1339

Na edição de 2020 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça concorreram 199 projetos em 13 categorias. A DPE/BA ficou no 2º lugar em Fotografia e no 3º lugar em Vídeo Institucional/Documentário

Trabalhos desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia-DPE/BA estão entre os melhores do Sistema de Justiça, de acordo com o resultado do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça- FNCJ. Dos sete projetos inscritos pela Defensoria, dois participaram da final, nas categorias Fotografia e Vídeo Institucional/Documentário, ficando em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu virtualmente, no canal Youtube do FNCJ. No total foram 199 projetos inscritos em 13 categorias na edição deste ano.

A fotografia Sou Pai Responsável – da graxa à graça de ser pai: quando a oportunidade chega, para tudo e vai! concorreu com outros 18 projetos de instituições públicas e das associações das classes do Sistema de Justiça de todo o Brasil. Ficou em segundo lugar.

“Estar entre as três melhores fotografias do Sistema de Justiça no Brasil é reconhecer o trabalho realizado pela Defensoria da Bahia. Um trabalho sensível e humano, como foi capturado por aquela foto. A Unidade Móvel de Atendimento não mede distância para levar a Instituição para mais perto de quem mais precisa e que, assim como aquele motorista, que mesmo com as mãos cheias de graxa, não pensou duas vezes em parar o conserto do carro e correr para aproveitar a oportunidade de ter a Defensoria em sua cidade”, diz, emocionada, a jornalista Ingrid Carmo, autora da fotografia.

O vídeo “Projeto Estágio Especial da Defensoria Pública da Bahia” concorreu com outros 24 projetos de comunicação das instituições do Sistema de Justiça. Ficou em terceiro lugar, disputando com outros documentários também excelentes.

 

“É uma satisfação enorme estar entre os três finalistas num prêmio tão importante para a comunicação no sistema de Justiça. Isso é de uma importância muita grande pra assessoria de comunicação da DPE/BA. Só posso agradecer a todos os responsáveis pelo Projeto Estágio Especial em si, pois sem esse projeto revolucionário não haveria vídeo, e a toda a equipe da comunicação envolvida, no documentário”, declara Dedeco Macedo, produtor áudio visual da Ascom que dirigiu o documentário. A produção foi de Leilane Teixeira, estagiária de Jornalismo.

Na avaliação da jornalista Vanda Amorim, coordenadora da Assessoria de Comunicação da DPE/BA, a equipe está feliz, pois estar entre os melhores em projetos de comunicação no Sistema de Justiça é o reconhecimento ao trabalho da Ascom. ” Nossa equipe está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo”, ressalta.

O defensor público geral do Estado da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, considera que, ter o trabalho reconhecido tantas vezes por pessoas que entendem de comunicação e de justiça mostra que a Defensoria Pública da Bahia está no caminho certo. Na edição de 2019 a DPE/BA ganhou o prêmio na categoria Mídia Radiofônica, com o jingle do Plantão do Carnaval.