COMUNICAÇÃO

Elísio Medrado – Unidade Móvel leva Defensoria para a cidade e soma mais 78 atendimentos neste segundo dia

18/10/2019 18:30 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Somando com os do primeiro dia, a UMA totalizou 149 atendimentos durante o tempo em que atuou na cidade

Na cidade de Elísio Medrado, tudo faz referência ao nome antigo do município: seja pousada, restaurante, escola, mercado ou clínica tudo é Paraíso. E, nesta sexta-feira, 18, quem continuou no Paraíso foi a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que somou mais 78 atendimentos neste segundo dia de atuação na cidade. O número total, nos dois dias, foi de 149 moradores atendidos.

Se o nome Paraíso ficou marcado na história da cidade, a visita da Unidade Móvel da Defensoria ficou marcada também na vida dos moradores. A vontade da menina L.C.S., de 7 anos, é tanta para que o resultado do exame de DNA para reconhecimento de paternidade feito com o lavrador Valdemar Santos dê positivo que ela não demonstrou “nenhum pingo de medo” durante a coleta do sangue. “Eu quero que ele seja meu pai”, torceu a pequena. “Esta ideia de visitar as cidades é maravilhosa. Vocês chegaram para ajudar as pessoas que precisam e não têm condições de pagar, como nós”, observou o lavrador.

Já a vontade do aposentado José Feliciano Andrade, 61 anos, era saber quando terminará de pagar as parcelas do Plano Assistencial Funerário contratado em favor da mãe e do pai. “Estou pagando desde 2014, mas não sei se o valor é devido ou não. Meus pais já faleceram e não sei quando termina estas parcelas”, relatou o aposentado. Após a análise do contrato, a defensora pública Júlia Abreu explicou ao aposentado que, de acordo com uma das cláusulas, o prazo de pagamento das parcelas é de 72 meses.

Por falar em vontade, a dona de casa Neide Oliveira, 53 anos, “matou a sua vontade” de conhecer a prima que mora em outra cidade e não ia perder a chance de ser atendida pela Defensoria. “Como eu estou morando aqui, minha tia me ligou para dizer que essa prima vinha aproveitar este atendimento de vocês”, contou, enquanto aguardava a prima chegar. “Parece que é alguma coisa de botar o marido na Justiça”, revelou, com seu sotaque típico.

Retorno para Salvador

De acordo com a defensora pública Júlia Abreu, com a realização desta itinerância, a Unidade Móvel cumpriu, mais uma vez, a sua missão de aproximar a Defensoria daqueles que mais precisam e que ainda não contam com uma sede fixa da Instituição na cidade. “A Defensoria atendeu ao pedido da população – em especial de uma de nossas estagiárias que mora na cidade e conhece bem as demandas – e, através da Unidade Móvel, viemos a Elísio Medrado e o saldo foi bastante positivo: muitas orientações jurídicas sobre diversos temas, muitos acordos extrajudiciais, retificações de registro e exames de DNA para reconhecimento de paternidade”, enumerou a defensora. Além dela, este segundo dia da UMA em Elísio Medrado continuou contando com a atuação do coordenador Marcus Vinícius Lopes de Almeida e com o apoio dos servidores de Amargosa e Salvador.

Depois destes dias em São Miguel das Matas e Elísio Medrado, a Unidade Móvel agora retorna para Salvador e, nos próximos dias 22, 23 e 24 de outubro, realizará um mutirão de atendimento penal na Cadeia Pública, localizada no Complexo Penitenciário da cidade, localizado no bairro da Mata Escura.