COMUNICAÇÃO

DPE/BA é homenageada por Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

13/02/2020 17:03 | Por Por Rafael Flores - DRT - BA 5159

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi homenageada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região – CREFITO-7. O motivo foi o desenvolvimento do projeto “Estágio Especial”, que prevê a contratação de jovens e adolescentes com autismo no programa de estágio da Instituição.

“Quando vimos este projeto não tivemos dúvida em prestar homenagem a Defensoria Pública, pois é uma questão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e de valorização de um tratamento equitativo para que sintam-se socializadas”, explicou o presidente da CREFITO-7, Gustavo Fernandes Vieira, durante a homenagem.

O defensor público geral, Rafson Ximenes, agradeceu e reforçou a importância do projeto: “inclusão é o papel principal da Defensoria e quando você faz um trabalho como esse, você descobre que a inclusão não é individual. Foi uma homenagem muito bonita, espontânea e nada singela. Esses adolescentes merecem recebê-la, assim como os defensores que planejaram este projeto Firmiane Venâncio, Donila Fonseca, Gisele Aguiar e Gil Braga”.

Rafson disse ainda que o objetivo com esse projeto não é só ajudar as pessoas que estão trabalhando com a Defensoria e ser ajudado por elas, “mas também é que isso sirva de espelho para outras instituições, tanto públicas quanto privadas”.

“Nós primamos no Conselho para que as pessoas possam ser incluídas na sociedade e, principalmente no mercado de trabalho. Essa iniciativa da Defensoria é primordial, pois consideramos o trabalho necessário para que elas possam viver a vida com plenitude”, diz a vice-presidente da CREFITO-7 Suely Barreto.

Na ocasião, a defensora pública Firmiane Venâncio lembrou que para receber os jovens, foi necessário que todos os envolvidos passassem por um processo de formação e adaptação, conduzido em parceria com o projeto Fama. “Costumamos pensar apenas nas crianças com espectro autista, mas pouco é falado sobre a necessidade de sua autonomia quando tornam-se adultos”, completa.

O projeto “Estágio Especial” recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare na edição 2019.