COMUNICAÇÃO

Diversidade sexual e de gênero será tema abordado pela DPE/BA em projeto nas escolas

21/10/2019 12:01 | Por Leilane Teixeira (Estagiária), sob supervisão de Arthur Franco
Palestra realizada semana passada com o tema Violência Contra a Mulher

A atividade será realizada no Centro Estadual de Educação Anísio Teixeira

Nesta terça-feira, 22, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA retornará ao Centro Estadual de Educação Anísio Teixeira, localizado no bairro da Caixa D’água, em Salvador, para promover o último encontro no local do projeto Direitos Humanos nas Escolas: Discutindo de todos os jeitos.

O projeto, que é ministrado por estagiários de gênero e diversidade da DPE/BA, abordará o tema Diversidade Sexual e de Gênero, permeando por assuntos como: Estereótipo de Gênero; Sexualidade no contexto Cis-Hétero-Normativo e Direitos assegurados para pessoas Trans, além de ser aberto um momento para conversa e esclarecimento de dúvidas com os jovens e adolescentes do colégio.

Para Dávini Ramos, uma das estagiárias de gênero e diversidade que integra o projeto, poder falar para um público com a mesma faixa etária gera uma relação de aproximação. “Usar uma ferramenta que nós temos, que sou eu enquanto estagiária, enquanto uma jovem de 20 anos, para fazer esse diálogo é fundamental. A linguagem é parecida e eles acabam interagindo mais”, relata a estagiária.

Sobre o projeto

O Projeto “Direitos Humanos nas Escolas: Discutindo de todos os jeitos” é destinado a adolescentes da Rede Estadual de Educação de Salvador, tendo como objetivo trabalhar a compreensão das relações de poder na sociedade contemporânea e os seus desdobramentos.

A palestras são organizadas pelos estagiários de gênero e diversidade da coordenação de Direitos Humanos, com foco em abordar violações sofridas por indivíduos imersos nas engrenagens de opressão (gênero, raça, classe e sexualidade), bem como a construção dos estereótipos de gênero, de violência contra à mulher, de preconceito racial, de LGBTfobia, de Transfobia e de intolerância religiosa.

Já foram abordados, em encontros anteriores, sobre Raça e Racismo, Masculinidade e Violência Contra Mulher. De acordo com a defensora pública e coordenadora da especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, o evento é muito proveitoso.

“As apresentações foram e são preparadas pelos estagiários do curso de gênero e diversidade da Defensoria Pública e são lindas, enriquecedoras e interessantes. Está sendo um sucesso. É a DPE/BA cumprindo seu papel na promoção dos direitos humanos e educação em direitos”, conclui.

A previsão é de que outros colégios públicos recebam o projeto ainda esse ano.

Serviço

O que: Direitos Humanos nas Escolas: Discutindo de todos os jeitos
Data: 22/09/2019
Horário: 09h às 12h
Endereço:  Centro Estadual de Educação Anísio Teixeira – Ladeira do Paiva, Caixa D’água, Salvador.